Você já apareceu por aqui?

Dia 27 de maio - Questão 147

Olá, meu povo!

A questão de hoje abordará um assunto simples (como o próprio nome já diz), mas que ainda gera um certo temor entre os concurseiros. Vamos falar de Regra de Três Simples.

Escolhi uma questão recente, da prova de Analista Judiciário da área Administrativa (Especialidade: Contabilidade) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), realizada em 2010 pelo Cespe.

Os candidatos A, B, C e D, concorrentes ao cargo de prefeito de determinado município, obtiveram, respectivamente, 40%, 30%, 22% e 8% dos votos válidos; posteriormente, o registro do candidato C foi cancelado pelo TRE e, como consequência, os votos a ele atribuídos foram anulados. O quantitativo de eleitores desse município é suficiente para provocar um segundo turno caso um dos candidatos não obtenha a maioria absoluta dos votos válidos em primeiro turno. A partir dessa situação hipotética, é correto concluir que o candidato A obteve:
A) 31,2% dos votos válidos e disputará o segundo turno com o candidato B.
B) 45,72% dos votos válidos e disputará o segundo turno com o candidato B.
C) mais de 47% dos votos válidos e disputará o segundo turno com o candidato B.
D) menos de 52% dos votos válidos mas foi eleito prefeito no primeiro turno.
E) 62% dos votos válidos e foi eleito prefeito no primeiro turno.

Como o registro do candidato C teve seu registro cancelado, os seus votos não são mais válidos. Com isso, o percentual de votos de cada candidato mudará, já que, para apuração, apenas os votos válidos contam.

Pela tabela acima, a soma dos candidatos alcançou 78%. Esse é o ‘novo’ 100%, ou seja, esse é o percentual de votos válidos. Agora, vamos calcular quanto cada candidato tem (percentualmente) desses 78%. Assim:

Então:
X = 40 . 100 / 78 = 51,28%
Y = 30 . 100 / 78 = 38,46%
Z = 8 . 100 / 78 = 10,26%

Se vocês somarem os novos percentuais, encontrarão 100%, correto?

Conclusão: como o candidato A obteve mais de 50% dos ‘novos’ votos válidos, ele será eleito no 1º turno!

Resposta correta: letra D.

Faltam 218 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: