Você já apareceu por aqui?

Dia 03 de maio - Questão 123

Olá, meu povo!

A questão de hoje ‘saiu do forno’. Foi pedida pelo colega Marcelo, que ficou com uma dúvida e pediu o comentário.

Foi retirada da prova de Técnico de Administração e Controle Júnior da Petrobrás Distribuidora, realizada no domingo dia 02 de maio. É uma questão lógica, bem ao estilo Cesgranrio.

Um prédio residencial possui, além do térreo, onde não há apartamentos, 4 andares. Em cada um desses 4 andares, há 3 apartamentos residenciais. Cada um dos 12 apartamentos é identificado por um número de 2 algarismos em que o 1º algarismo corresponde ao andar e o 2º algarismo, à coluna em que o mesmo apartamento se encontra, como ilustrado.
Nesse prédio, Marco é o morador do apartamento 42. Jorge mora no apartamento 33. Pedro é o único morador do seu andar e não mora na mesma coluna que Marco. No 1º andar, não há apartamento sem morador. Célio mora um andar acima e na mesma coluna que Pedro. Conclui-se que Pedro e Célio moram, respectivamente, nos apartamentos:
(A) 22 e 32
(B) 21 e 31
(C) 12 e 22
(D) 11 e 31
(E) 11 e 21

Vamos marcar no desenho o que já sabemos!
1) Marco é o morador do apartamento 42.
2) Jorge mora no apartamento 33.
3) Pedro é o único morador do seu andar ... No 1º andar, não há apartamento sem morador => Pedro só poderá morar no 2º andar (no 3º, mora Jorge e no 4º, Marco!)
4) Célio mora um andar acima => Célio mora no 3º andar

Até agora, temos:
Como ‘Célio mora ... na mesma coluna que Pedro’ e ‘Pedro ... não mora na mesma coluna que Marco’, Célio também na mora na mesma coluna de Marco, ou seja, nem Pedro, nem Célio moram na coluna 2. Como o apartamento 33 já está ocupado por Jorge, Célio só poderá morar no apartamento 31. Por conseguinte, Pedro deve morar no apartamento 21.

Resposta correta: letra B.

Faltam 242 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: