Você já apareceu por aqui?

Dia 11 de maio - Questão 131

Olá, meu povo!

Faz tempo que não comento questões de bancas menos ‘conhecidas’ dos concurseiros. Vasculhando minha ‘biblioteca de provas’, encontrei uma questão legalzinha para colocar o ‘cucuruto’ para pensar.

A questão é da prova de Analista de Registro de Empresas da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucer/RJ), realizada em 2008 pela Funrio.

Um homem que tem 4 filhos, sendo dois deles gêmeos, diz a seguinte frase a um amigo: ‘O produto das idades de meus filhos vale 30’; ao que o amigo responde: ‘Mas não consigo saber a idade de seus filhos apenas com esta informação!’. ‘Realmente’ – retruca o amigo –, ‘faltou dizer que a idade de meu filho mais velho é ímpar’. Com base nestas informações, pode-se dizer que a soma das idades dos filhos do homem vale:
A) 19
B) 11
C) 13
D) 15
E) 33

Olha só, o início do raciocínio tem que ser pela 1ª afirmação que a questão nos dá, ou seja, ‘O produto das idades de meus filhos vale 30’. Se procurarmos os divisores de 30, teremos:
Agora, teremos que combinar esses números para que possamos descobrir a idade dos filhos. Lembrando que dois deles devem ter a mesma idade.

Agora, pensem: será que a idade dos gêmeos pode ser muito alta? Imaginem que eles tenham 5 anos. Só o produto da idade deles dará 25! Então, eles devem ser bebezinhos, correto?

Vamos supor que eles tenham 1 ano. O que aconteceria?
Hipótese 1: gêmeos = 1 ano; filho3 = 2 anos; filho 4 = 15 anos => produto = 30
Hipótese 2: gêmeos = 1 ano; filho3 = 3 anos; filho 4 = 10 anos => produto = 30
Hipótese 3: gêmeos = 1 ano; filho3 = 5 anos; filho 4 = 6 anos => produto = 30

Evoluindo mais um pouco (somos quase um ‘Raichu’!!!), vamos ver que não há outra possibilidade de os gêmeos terem idade diferente de 1 ano. Olhem:
Hipótese 4: gêmeos = 2 anos => produto igual a 4, faltando 7,5 (número ‘quebrado’ não pode!) para alcançarmos o produto igual a 30!
Hipótese 5: gêmeos = 3 anos => produto igual a 9, faltando 3,33... (pior ainda!) para alcançarmos o produto igual a 30!

Então, uma das hipóteses (1 a 3) será a correta. Daí, outra dica da questão é que ‘a idade de meu filho mais velho é ímpar’.

Morreu! Apenas a hipótese 1 tem o filho mais velho com idade ímpar. Somando as idades, temos:

Soma = 1 + 1 + 2 + 15 = 19

Resposta correta: letra A.

Faltam 234 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: