Você já apareceu por aqui?

Dia 10 de maio - Questão 130

Olá, meu povo!

O colega André Bastos pediu uma questão relacionada a proposições, que achei legal postar no blog por se tratar de uma questão bem rápida, porém ‘pegajosa’, com uma casca de banana do tamanho do King Kong.

A questão foi retirada da prova de Técnico Judiciário (Especialidade Informática) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/5), realizada em 2008 pelo Cespe.

Considerando a proposição “Nesse processo, três réus foram absolvidos e os outros dois prestarão serviços à comunidade”, simbolizada na forma A^B, em que A é a proposição “Nesse processo, três réus foram absolvidos” e B é a proposição “Nesse processo, dois réus prestarão serviços à comunidade”, julgue o item que se segue.
A proposição (~A) → A pode ser assim traduzida: Se, nesse processo, três réus foram condenados, então três réus foram absolvidos.

Notem que o enunciado é pequeno, a pergunta parece simples e lógica, do jeito que o ‘Ser Mau’ gosta de colocar. Daí, o candidato, já cansado, sem parar para raciocinar com calma, entra pelo cano. E o ‘Ser Mau’ solta aquela gargalhada fantasmagórica dentro do seu calabouço!!!

De fato, é a conclusão mais lógica pensarmos que a negação de ‘três réus foram absolvidos’ será ‘três réus foram condenados’. Porém, se trocarmos os ‘três réus’ por TODOS, o que acontece?

Proposição = ‘TODOS os réus foram absolvidos’

Negação da proposição = ‘PELO MENOS 1 réu não foi absolvido’ = ‘PELO MENOS 1 réu foi condenado’

Notem que, para negarmos a proposição A, não precisamos que os três sejam condenados, apenas um já satisfaz a negação. Concordam comigo?

Portanto, a proposição correta seria ‘Se, nesse processo, pelo menos 1 réu foi condenado, então três réus foram absolvidos’

Item errado.

Faltam 235 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

1 comments:

Unknown disse...

Boa explicação, me ajudou muito.