Você já apareceu por aqui?

Dia 04 de maio - Questão 124

Olá, meu povo!

Acho que, das bancas examinadoras mais conhecidas (Esaf, Cespe, FCC e Cesgranrio), a última é a mais favorável para quem está começando os estudos em Raciocínio Lógico. Além de elaborarem a maioria de suas provas para nível médio, as suas questões lógicas são de fácil entendimento e podem despertar no ‘iniciante’ o gosto incrível de estudar RL!

Isso não quer dizer que toda prova da Cesgranrio é ‘mamão com açúcar’. Não é isso! Apenas que vocês podem ter menos dificuldade de resolução do que em outras bancas.

Olhem a questão de hoje, foi retirada da prova de Encarregado de Manutenção Mecânica Têxtil da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), realizada em 2010.

Um grupo de 6 pessoas é formado por André, Bento, Caio, Luisa, Maria e Neide. Apenas uma das três mulheres é irmã de um dos três homens. Bento é filho único, tal qual Neide. Maria é prima de Caio, André não tem irmãs e é tio de Maria. Os irmãos são:
(A) Caio e Luisa.
(B) Caio e Maria.
(C) André e Neide.
(D) André e Luisa.
(E) Bento e Maria.

Olha só, temos que um dos homens é irmão de uma das mulheres. Já sabemos que não poderá ser o Bento (que é filho único), nem o André (que não tem irmãs). Então, só sobrou o Caio, correto?

Como o Caio é primo da Maria, não pode ser irmão. E a Neide é filha única. Então, por exclusão, a irmã de Caio é a Luisa.

Fácil entendimento, certo???

Resposta correta: letra A.

Faltam 241 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: