Você já apareceu por aqui?

Dia 22 de maio - Questão 142

Olá, meu povo!

Não é só a Cesgranrio e a FCC que cobram questões com datas. Acabei de encontrar uma questão da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que trata desse assunto e que iremos utilizar o ‘pulo do gato’ mostrado na questão do dia 12 de janeiro.

A questão foi retirada da prova de Administrador da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), realizada em abril de 2010.

Os anos bissextos têm 366 dias, um a mais do que aqueles que não são bissextos. Esse dia a mais é colocado sempre no final do mês de fevereiro, que, nesses casos, passa a terminar no dia 29. Se um ano bissexto começa numa segunda-feira, o ano seguinte termina em um(a):
a) domingo.
b) terça-feira.
c) segunda-feira.
d) quarta-feira.
e) quinta-feira.

Apenas uma observação que lembrei sobre ano bissexto e gostaria de comentar: sempre o mês de fevereiro de ano bissexto terá 6 dias com 4 ocorrências dentro do mês e um dia com 5 ocorrências, sendo que o dia 1º e o dia 29 cairão no mesmo dia da semana. Exemplo:
Como o ‘ano bissexto começa numa segunda-feira’, então:
01/01 – segunda-feira



Calendário:

Dias = 366 (ano bissexto) + 365 (ano ‘normal’) = 731


Agora:
Comparando na tabela, o último dia do ano seguinte ao bissexto terá o mesmo dia da semana do dia 03 de janeiro do ano bissexto, portanto quarta-feira.

Resposta correta: letra D.

Faltam 223 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

3 comments:

Karkaroff disse...

😒

Anônimo disse...

Ola. Vi esta mesma questão em um a vídeo aula, e não concordei com a resposta. Acredito que a resposta seja terça feira, pois pede o último dia do ano, e não o primeiro do próximo.
Ao somar 366 tem-se o primeiro dia do próximo, e mais 365 o primeiro do outro.
Se puder reavaliar a questão eu agradeço. Abraços.

Anônimo disse...

Alias, é quarta mesmo,porem o cálculo deveria ser 366+364=730
Sobra resto 2, segunda +2 dias =quarta.