Você já apareceu por aqui?

Dia 18 de maio - Questão 138

Olá, meu povo!

A colega Kátia Regina está se preparando para a prova do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que será aplicada pela Fundação Euclides da Cunha (FEC) e nos pediu algum comentário sobre a banca.

Consultei algumas provas e encontrei muito pouca coisa de Matemática e Raciocínio Lógico, e, ainda assim, com conteúdo programático diferente do que foi apresentado para esse concurso.

Mas, não tem desespero! Mesmo com o pouco que vi, não me pareceu uma banca muito exigente, que ‘puxa’ demais nas questões.

Vou mostrar uma questão da prova de Auxiliar de Serviços Operacionais da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim/ES, realizada em 2008.

Ana, Beto e Carlos são três irmãos. Sabe-se que as idades deles são 10 anos, 14 anos e 16 anos, mas não necessariamente nessa ordem. Ana não é mais velha e Carlos não é o mais novo. Sabe-se também que Beto não é o mais velho e que a irmã também não é a mais nova. Escrevendo os nomes dos três irmãos em ordem crescente das idades, se tem:
A) Ana, Beto e Carlos;
B) Ana, Carlos e Beto;
C) Carlos, Beto e Ana;
D) Beto, Ana e Carlos;
E) Beto, Carlos e Ana.

Olha só, duas informações, quando juntas, ajudam a começar a resolver a questão. Se juntarmos ‘Ana não é mais velha’ e ‘Beto não é o mais velho’, só sobrou Carlos ser o mais velho. Depois, temos que ‘a irmã também não é a mais nova’. Como a única ‘irmã’ é a Ana, ela é a irmã do meio, sobrando o Beto como irmão mais novo.

Assim, em ordem crescente de idade, temos que Beto tem 10 anos, Ana tem 14 anos e Carlos tem 16 anos.

Resposta correta: letra D.

Faltam 227 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: