Você já apareceu por aqui?

Dia 09 de março - Questão 68

Olá, meu povo!

Hoje, iremos conhecer uma banca que alguns já devem ter ouvido falar, porém, em RL, ela não costuma colocar as mãos. Estou falando da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O colega Fabiano Henrique, de Florianópolis, está se preparando para o concurso da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e queria nossa opinião sobre a banca.

Então, aos colegas que estão se preparando para essa prova, vai uma humilde opinião: pelas provas que vi (são poucas), as questões lógicas (aquelas que a gente só precisa colocar o ‘cucuruto’ par trabalhar) aparecem de montão! Estudem a parte básica de RL (conceitos iniciais, estruturas lógicas, lógica de argumentação e diagramas lógicos), mas resolvam MUUUUUUUITAS questões lógicas. De seqüências lógicas, questões com datas, questões com figuras e tabelas, associação lógica, verdades e mentiras, etc.

E a questão de hoje vai para o Fabiano e demais colegas que querem conhecer mais um ‘estilo’ de banca. Retirei-a da prova de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2007.

Quatro irmãos, André, Bernardo, Carlos e Daniel, reparam que seu pai, quando chegou em casa, colocou em cima da mesa da sala quatro bombons. Logo ao retornar à sala, o pai viu que um dos bombons tinha desaparecido e perguntou às crianças quem tinha sido o autor do delito.
André disse: – Não fui eu.
Bernardo disse: – Foi Carlos quem pegou o bombom.
Carlos: – Daniel é o ladrão do bombom.
Daniel: – Bernardo não tem razão.
Sabe-se que apenas um deles mentiu. Então:
(A) André pegou o bombom.
(B) Bernardo pegou o bombom.
(C) Carlos pegou o bombom.
(D) Daniel pegou o bombom.
(E) não é possível saber quem pegou o bombom.

Questãozinha de Verdades e Mentiras, onde apenas um mentiu.

Notem (mais uma vez, Olho de Tandera!) que Bernardo e Carlos falam nomes diferentes para quem pegou o bombom. Logo, um dos dois está mentindo, ok?

Se um dos dois está mentindo, André e Daniel falam a verdade. Conclusão: André não pegou o bombom (afirmação verdadeira dele!) e Bernardo está errado (ou não tem razão, né?). Assim, Bernardo mente quando diz que Carlos pegou o bombom (não foi Carlos) e Carlos fala a verdade, apontando Daniel como culpado.

Revejam as afirmações e façam uma última análise:
André disse: – Não fui eu. => fala a verdade e não foi ele!
Bernardo disse: – Foi Carlos quem pegou o bombom. => mente e não foi Carlos!
Carlos: – Daniel é o ladrão do bombom. => fala a verdade! Foi Daniel!
Daniel: – Bernardo não tem razão. => fala a verdade! Bernardo mente!

Resposta correta: letra D.

Faltam 297 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

1 comments:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.