A ideia do blog é tanto comentar questões mandadas pelos alunos como falar de tudo um pouco que aparece em questões de Raciocínio Lógico.
A questão que escolhi hoje fala um pouco mais sobre Trigonometria, assunto não muito abordado, mas que vale a pena comentarmos um pouco.
Retirei a questão da prova de 2005 para Analista de Planejamento e Orçamento, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), realizada pela Esaf.
Se de um ponto P qualquer forem traçados dois segmentos tangentes a uma circunferência, então as medidas dos segmentos determinados pelo ponto P e os respectivos pontos de tangência serão iguais. Sabe-se que o raio de um círculo inscrito em um triângulo retângulo mede 1 cm. Se a hipotenusa desse triângulo for igual a 20 cm, então seu perímetro será igual a:
a) 40 cm
b) 35 cm
c) 23 cm
d) 42 cm
e) 45 cm
Bom, vamos desenhar o que a questão nos disse:
O desenho é fundamental para que possamos resolver a questão! Sem isso, fica difícil o raciocínio. Outra coisa: o ‘Ser Mau’ foi gente boa, pois deu uma definição importante quando trabalhamos com segmentos tangentes à circunferência:
Se traçarmos de um ponto P dois segmentos tangentes a uma circunferência, então as medidas dos segmentos determinados pelo ponto P e os respectivos pontos de tangência serão iguais!
Por último, estão lembrados que o perímetro é a soma dos lados? Pois é! Fica assim:
Perímetro = 1 + 1 + x + x + y + y
Notem que já descobrimos que x + y = 20. Então:
Perímetro = 2 + (x + y) + (x + y) = 2 + 20 + 20 = 42
Resposta correta: letra D.
Faltam 294 questões!
Beijo no papai e na mamãe,
PH
0 comments:
Postar um comentário