Você já apareceu por aqui?

Dia 22 de março - Questão 81

Olá, meu povo!

Encontrei uma outra questão legalzinha na prova de Engenheiro de Processamento Júnior, da Refap S/A (empresa Sistema Petrobrás), realizada pela Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec).

Mais uma banca que trabalha com questões de Verdades e Mentiras. Vamos dar uma olhada!

Quatro amigos vão ao museu um deles entra sem pagar. Um fiscal quer saber quem foi o penetra: Eu não fui, diz o Francisco. Foi o José, diz o João. Foi o João, diz o Pedro. O Pedro não tem razão, diz o José. Sabendo que só um deles mentiu, quem não pagou a entrada?
A) Francisco
B) José
C) João
D) Pedro
E) Não é possível saber com as informações fornecidas.

Ah, matamos fácil, é a letra E, correto?

Negotof, meu povo!!! A ideia aqui é buscarmos duas afirmações que se contradizem. Fizemos uma bem parecida no dia 09 de março. Quem quiser, antes de resolver essa, dar uma passada lá, é só um clique...

Bem, se raciocinarmos um pouquinho, veremos que as afirmações de João e Pedro são contraditórias. Como só um entrou sem pagar, ou foi o José (afirmação verdadeira de João), ou foi o João (afirmação verdadeira de Pedro). E qual é a conclusão que podemos tirar?

Que os outros dois falaram a verdade!!! Ora, se há contradição entre João e Pedro e só um mentiu, tem que ser um dos dois o mentiroso!

Logo:
Francisco: eu não fui. (VERDADE)
José: o Pedro não tem razão (VERDADE)

Opa! Como o Pedro não tem razão, é ele quem está mentindo! Logo:
Francisco: eu não fui. (VERDADE)
João: FOI O JOSÉ (VERDADE)
Pedro: Foi o João (MENTIRA)
José: o Pedro não tem razão (VERDADE)

Resposta correta: letra B.

Faltam 284 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: