Olá, meu povo!
Outro assunto que algumas bancas cobram (Esaf, Cespe, etc.) e que não é vista com muita alegria pelos concurseiros é Matrizes e Determinantes.
Muitas vezes, é uma ‘questão 5 segundos’: ou você responde em 5 segundos e ‘mata’ a questão ou olha pra ela e diz, em 5 segundos, ‘não sei nem pra onde vai, vou passar pra próxima!’
A questão é da prova de Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), realizada pela Esaf em 2008.
Qualquer elemento de uma matriz X pode ser representado por xij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. A partir de uma matriz A (aij), de terceira ordem, constrói-se a matriz B(bij), também de terceira ordem, dada por:
Sabendo-se que o determinante da matriz A é igual a 100, então o determinante da matriz B é igual a:
a) 50
b) -50
c) 0
d) -100
e) 100
Aqui, é, mais do que tudo, ‘olhômetro’. Precisamos “enxergar” que a matriz B é a mesma da matriz A, trocando a linha 1 pela linha 3. Daí, temos que:
Quando trocamos duas filas paralelas (sejam elas linhas ou colunas) de uma matriz X, criando uma nova matriz Y, 0 determinante da matriz Y é o oposto da matriz X.
Ou seja:
Det (X) = - Det (Y)
Como Det (X) = 100, Det (Y) = -100
Resposta correta: letra D.
Faltam 293 questões!
Beijo no papai e na mamãe,
PH
1 comments:
Obrigado professor, Ph!!
Postar um comentário