Você já apareceu por aqui?

Dia 02 de março - Questão 61

Olá, meu povo!

Pense num dia complicado! Desde que cheguei em casa do trabalho, mexo na webcam e a ‘bicha’ não funciona direito! Mas, contra tudo e contra todos, a ‘Questão do Domingo’ saiu! Dêem uma olhada no post do dia 28 de fevereiro e confiram a resolução.

Agora, a questão de hoje. Andei dando uma olhada na minha biblioteca de questões e encontrei uma questão legalzinha para vocês pensarem um pouco.

A questão foi retirada da prova de Agente Fiscal de Rendas, da Secretaria de Fazenda de São Paulo (Sefaz/SP), realizada ano passado pela FCC.

O setor de fiscalização da secretaria de meio ambiente de um município é composto por seis fiscais, sendo três biólogos e três agrônomos. Para cada fiscalização, é designada uma equipe de quatro fiscais, sendo dois biólogos e dois agrônomos. São dadas a seguir as equipes para as três próximas fiscalizações que serão realizadas.
Sabendo que Pedro é biólogo, é correto afirmar que, necessariamente,
(A) Valéria é agrônoma.
(B) Tânia é bióloga.
(C) Rafael é agrônomo.
(D) Celina é bióloga.
(E) Murilo é agrônomo.

Vamos colocar o ‘cucuruto’ para pensar? Já sabemos que Pedro é biólogo. Imaginemos, então:

1) que Murilo, que está nas 3 fiscalizações, também é biólogo. Logo, Valéria e Tânia (na Fiscalização 2) são agrônomas, ok? Daí, um dos dois, Celina e Rafael, terá que ser agrônomo e o outro biólogo. Mas, não temos como confirmar! Fica assim:

Agrônomos (com certeza): Valéria e Tânia
Biólogos (com certeza): Pedro e Murilo
Não conseguimos concluir o que são Rafael e Celina.

2) Agora, se Murilo for agrônomo? Uma das duas, Tânia e Valéria, será agrônoma e a outra bióloga. Vamos supor que Valéria seja agrônoma, ok? Então, na fiscalização 1, os agrônomos seriam Murilo e Valéria (já supomos isso, né?) e os biólogos seriam Rafael e Celina (por exclusão). Mas aí, dá erro na Fiscalização 3. Teríamos 3 biólogos (Rafael, Celina e Tânia) e só 1 agrônomo (Murilo).

3) Então, Valéria não poderá ser agrônoma, correto? Então, será bióloga e Tânia, agrônoma. Daí, temos, na Fiscalização 3, os agrônomos Tânia e Murilo (suposições) e os biólogos Rafael e Celina (por exclusão). Outro erro! Na Fiscalização 1, teremos 3 biólogos (Rafael, Celina e Valéria) e só 1 agrônomo!

Então, a única conclusão possível é o item 1. Se compararmos as alternativas, a única que, NECESSARIAMENTE, será verdadeira é que Valéria é agrônoma.

Resposta correta: letra A.

Faltam 304 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: