Olá, meu povo!
Hoje, iremos conhecer uma banca que alguns já devem ter ouvido falar, porém, em RL, ela não costuma colocar as mãos. Estou falando da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O colega Fabiano Henrique, de Florianópolis, está se preparando para o concurso da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e queria nossa opinião sobre a banca.
Então, aos colegas que estão se preparando para essa prova, vai uma humilde opinião: pelas provas que vi (são poucas), as questões lógicas (aquelas que a gente só precisa colocar o ‘cucuruto’ par trabalhar) aparecem de montão! Estudem a parte básica de RL (conceitos iniciais, estruturas lógicas, lógica de argumentação e diagramas lógicos), mas resolvam MUUUUUUUITAS questões lógicas. De seqüências lógicas, questões com datas, questões com figuras e tabelas, associação lógica, verdades e mentiras, etc.
E a questão de hoje vai para o Fabiano e demais colegas que querem conhecer mais um ‘estilo’ de banca. Retirei-a da prova de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2007.
Quatro irmãos, André, Bernardo, Carlos e Daniel, reparam que seu pai, quando chegou em casa, colocou em cima da mesa da sala quatro bombons. Logo ao retornar à sala, o pai viu que um dos bombons tinha desaparecido e perguntou às crianças quem tinha sido o autor do delito.
André disse: – Não fui eu.
Bernardo disse: – Foi Carlos quem pegou o bombom.
Carlos: – Daniel é o ladrão do bombom.
Daniel: – Bernardo não tem razão.
Sabe-se que apenas um deles mentiu. Então:
(A) André pegou o bombom.
(B) Bernardo pegou o bombom.
(C) Carlos pegou o bombom.
(D) Daniel pegou o bombom.
(E) não é possível saber quem pegou o bombom.
Questãozinha de Verdades e Mentiras, onde apenas um mentiu.
Notem (mais uma vez, Olho de Tandera!) que Bernardo e Carlos falam nomes diferentes para quem pegou o bombom. Logo, um dos dois está mentindo, ok?
Se um dos dois está mentindo, André e Daniel falam a verdade. Conclusão: André não pegou o bombom (afirmação verdadeira dele!) e Bernardo está errado (ou não tem razão, né?). Assim, Bernardo mente quando diz que Carlos pegou o bombom (não foi Carlos) e Carlos fala a verdade, apontando Daniel como culpado.
Revejam as afirmações e façam uma última análise:
André disse: – Não fui eu. => fala a verdade e não foi ele!
Bernardo disse: – Foi Carlos quem pegou o bombom. => mente e não foi Carlos!
Carlos: – Daniel é o ladrão do bombom. => fala a verdade! Foi Daniel!
Daniel: – Bernardo não tem razão. => fala a verdade! Bernardo mente!
Resposta correta: letra D.
Faltam 297 questões!
Beijo no papai e na mamãe,
PH
1 comments:
Postar um comentário