Você já apareceu por aqui?

Dia 06 de março - Questão 65

Olá, meu povo!

A questão de hoje vai em homenagem ao colega Alexsander. Ele está se preparando para o concurso da Companhia de Gás da Bahia (BAHIAGÁS) e gostaria de ver no blog mais questões de nível médio da Fundação Carlos Chagas.

Então, vamos dar uma olhada em uma questão da prova de Técnico Ministerial do Ministério Público do Amapá, realizada em 2009.

Em um escritório, três digitadores de produtividade idêntica realizam a tarefa de digitar 2400 páginas em 20 dias. Para realizar uma tarefa de digitação de 6000 páginas em 15 dias, o número mínimo de digitadores que devem ser incorporados à equipe, com a mesma produtividade dos três primeiros é:
(A) 6
(B) 7
(C) 8
(D) 9
(E) 10

O assunto abordado é regra de três composta, muito mais voltado para matemática do que RL, mas, como ultimamente o povo ‘taca’ tudo em RL, vale a pena comentar! Até mesmo porque pode ser dúvida de mais alguém.

Mais uma vez vou utilizar os bons préstimos do site Só Matemática (http://www.somatematica.com.br/fundam/regra3c.php) para aqueles que buscam um pouco mais de teoria.

Vamos montar uma tabela com as informações contidas no texto. Após, vamos colocar uma seta na coluna que queremos descobrir a incógnita:
Agora, faremos algumas perguntas:
1) temos 3 digitadores que digitam 2400 páginas. Para digitarmos 6000 páginas, precisaremos de mais ou de menos digitadores?
Resposta: MAIS, não é mesmo? Então, como o número de páginas está aumentando e o número de digitadores deverá aumentar, essas duas grandezas são DIRETAMENTE PROPORCIONAIS! Colocaremos uma seta no mesmo sentido da primeira;

2) temos 3 digitadores que trabalharam 20 dias para fazer um serviço. Para fazermos o mesmo serviço em 15 dias, precisaremos de mais ou de menos digitadores?
Resposta: MAIS, não é mesmo? Então, como o número de dias está diminuindo e o número de digitadores deverá aumentar, essas duas grandezas são INVERSAMENTE PROPORCIONAIS! Colocaremos uma seta no sentido contrário da primeira.

Fica assim:
Agora, montemos as frações. Se as grandezas forem diretamente proporcionais, permanecem no mesmo sentido. Se forem inversamente proporcionais, você inverte a fração. Olhem como ficou:
Resolvendo, temos:
X = (3 . 6000 . 20) / (2400 . 15)
X = 10

Como a questão pede ‘o número mínimo de digitadores que devem ser incorporados à equipe’, devemos incorporar mais 7 digitadores.

Resposta correta: letra B.

Faltam 300 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: