Você já apareceu por aqui?

Dia 19 de julho - Questão 200

Olá, meu povo!

Poxa, olhando agora para a data, caiu uma ficha MUUUUITO grande: hoje, estamos completando 200 questões no blog! Para mim, um número realmente impressionante. Espero que todos que acompanham o ‘Beijo no Papai e na Mamãe...’ estejam gostando e aprendendo um pouco mais sobre esta disciplina fascinante.

E também hoje estamos começando nosso último’ Tema da Semana’: Problemas Matemáticos.

E vamos começar com uma questão que fala sobre Regra de Três Composta. Foi retirada da prova de Agente de Suporte Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU/ES), realizada em abril de 2010 pelo Cespe.

Considere que, para a reforma das salas de aula de uma escola, sejam necessários 18 operários trabalhando 8 horas por dia durante 20 dias úteis. Com base nessa situação hipotética e considerando as possíveis reduções no prazo dessa reforma, julgue o item a seguir.
Para a conclusão das obras em 10 dias úteis, aumentando-se o regime de trabalho para 9 horas diárias, a quantidade adicional de operários que deverá ser contratada será superior a 12.

A forma de resolução desse tipo de questão é bem simples: montamos colunas com cada um dos dados informados na questão. Olhem só:
Agora, colocamos uma seta em um sentido (cima/baixo ou baixo/cima) na coluna que tivermos a variável para encontrar (no caso, a dos operários). Depois, fazemos as seguintes perguntas:
1) trabalhamos 20 dias úteis com 18 operários. Para fazermos o mesmo serviço, trabalhando 10 dias úteis, vamos precisar de mais ou menos operários? Mais, correto? Ora, se diminuindo os dias, eu preciso aumentar o número de operários, então essas duas grandezas são inversamente proporcionais. A seta que colocarei será em sentido contrário a dos operários.
2) trabalhamos 8 horas por dia com 18 operários. Para fazermos o mesmo serviço, trabalhando 9 horas por dia, vamos precisar de mais ou menos operários? Menos! Mesmo entendimento do item anterior, ou seja, seta em sentido contrário a dos operários.

Ficou assim:
Agora, é só resolver:
18/OP = 9/8 . 10/20 (por serem inversamente proporcionais, precisamos inverter as frações, ok?)
OP = (18 . 8 . 20) / (9 . 10)
OP = 32 (é preciso contratar um adicional de 14 operários!)

Item correto.

Faltam 165 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: