Você já apareceu por aqui?

Dia 29 de julho - Questão 210

Olá, meu povo!

Já tem um tempo que preciso fazer um registro especial de uma colega concurseira que está me dando apoio com questões de concurso. A colega Luciane tem me mandado provas de concursos diversos já com todas as informações que preciso saber, tanto para minhas aulas e artigos no EVP, quanto para postar comentários aqui no blog. Sem ela, comentários como os da prova do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT/PR), disponíveis no EVP, não teriam saído com a rapidez que vocês merecem. Companheira, fica aqui meu MUITO OBRIGADO!

Então, vou aproveitar uma das últimas provas que ela me mandou e comentar um tipo de questão que gosto muito. São aquelas que envolvem mais de um assunto de RL. Mais especificamente, vamos ver uma questão com Associação Lógica e proposição.

A questão foi retirada da prova de Analista em Transportes (Analista Administrativo) da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (CETURB/ES), realizada em abril de 2010 pelo Cespe.

Considere que Ana, Berta e Carla sejam as mães de Ricardo, Roberto e Ronaldo, que possuem 5, 6 e 7 anos de idade. Suponha tb que:
- o filho de Ana tem 7 anos de idade;
- Roberto tem 6 anos de idade;
- Carla não é a mãe de Ronaldo nem de Roberto.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
A proposição ‘Se Ricardo tem 7 anos de idade, então Ana é a mãe de Ricardo’ é verdadeira.

O 1º passo é montar a tabela para encontramos quem é a mãe de quem e qual é a idade de cada um dos ‘pimpolhos’. Olhem só:

Roberto tem 6 anos de idade E Carla não é a mãe de Ronaldo nem de Roberto (só pode ser de Ricardo!).
O filho de Ana tem 7 anos de idade
Conclusão: o filho de Ana não poderá ser Ricardo, já que a mãe de Ricardo já sabemos que é Carla. Logo, o filho de Ana será Ronaldo.
Agora que completamos a tabela, vamos ver a proposição.Faltam 155 questões!

Ricardo tem 7 anos de idade = F
Ana é a mãe de Ricardo = F

Se Ricardo tem 7 anos de idade, então Ana é a mãe de Ricardo = F -> F = V

Item correto.
(PS: obrigado pela correção, concurseiro Goiano!)



Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: