Olá, meu povo!
Começamos mais um ‘Tema da Semana’. Dessa vez, falaremos de Probabilidades, assunto dos mais concorridos em concursos públicos e um dos que dá mais calafrios nos neurônios dos concurseiros.
Vou começar com uma questão bem didática para mostrar a principal fórmula que utilizaremos para resolver questões de probabilidade. A questão foi retirada da prova de Analista de Software Básico do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), realizada em 2005 pelo Cespe.
Cartões numerados seqüencialmente de 1 a 10 são colocados em uma urna, completamente misturados. Três cartões são retirados ao acaso, um de cada vez, e uma vez retirado o cartão não é devolvido à urna. Com base nessas informações, julgue o item que se segue.
Se o primeiro cartão for o número 7 e o segundo for o número 10, então a probabilidade de o terceiro cartão ser um número menor do que 5 é igual a 1/2.
Para entendermos bem probabilidade, precisamos saber que:
Mas, o que seria ‘número de resultados desejados’? São aqueles resultados que satisfazem alguma situação imposta pela questão. Nesse caso, seriam os números menores que 5. Teremos 4 resultados desejados (1, 2, 3 ou 4).
Agora, os resultados possíveis são aqueles que PODEM acontecer, independente de ser desejado ou não. Como a questão fala em catões de 1 a 10 e já foram retirados 2 cartões (o 7 e o 10), sobraram 8 resultado possíveis (1, 2, 3, 4, 6, 7, 8 e 9).
Portanto:
Item correto.
Faltam 172 questões!
Beijo no papai e na mamãe,
PH
0 comments:
Postar um comentário