Você já apareceu por aqui?

Dia 14 de julho - Questão 195

Olá, meu povo!

Em probabilidade, situações independentes acontecem quando uma situação não inlfui na outra e, para encontrarmos a probabilidade de ambos, só precisamos encontrar a probabilidade de cada evento e multiplicá-los, e situações excludentes acontecem quando uma situação exlcui a outra e, juntas, somam 100%.

Foi o que aconteceu na prova de Analista de Planejamento e Orçamento do do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), realizada em 2003 pela Esaf.

Paulo e Roberto foram indicados para participarem de um torneio de basquete. A probabilidade de Paulo ser escolhido para participar do torneio é 3/5. A probabilidade de Roberto ser escolhido para participar do mesmo torneio é 1/5. Sabendo que a escolha de um deles é independente da escolha do outro, a probabilidade de somente Paulo ser escolhido para participar do torneio é igual a:
a) 4/5
b) 10/25
c) 12/25
d) 3/5
e) 4/5

Nessa questão, temos uma situação excludente (Paulo e Roberto serem ou não serem escolhidos para o torneio) e uma situação independente (a escolha de um independe da do outro). Vamos montar um diagrama para facilitar a resolução:
Agora, como a questão pede a probabilidade de SOMENTE Paulo ser escolhido, isso quer dizer que devemos pegar a probabilidade de Paulo ser escolhido e multiplicar com a probabilidade de Roberto NÃO ser escolhido. Fica assim:
Resposta correta: letra C.

Faltam 170 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: