Você já apareceu por aqui?

Dia 10 de julho - Questão 191

Olá, meu povo!

Vou comentar hoje uma questão bem legal, retirada de minha biblioteca de questões, que, além dos conhecimentos de Análise Combinatória, precisaremos colocar o ‘cucuruto’ para funcionar.

A questão é da prova de Analista de Planejamento e Orçamento do do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), realizada em 2005 pela Esaf.

Um grupo de estudantes encontra-se reunido em uma sala para escolher aleatoriamente, por sorteio, quem entre eles irá ao Simpósio de Matemática do próximo ano. O grupo é composto de 15 rapazes e de um certo número de moças. Os rapazes cumprimentam-se, todos e apenas entre si, uma única vez; as moças cumprimentam-se, todas apenas entre si, uma única vez. Há um total de 150 cumprimentos. O número de moças é, portanto, igual a:
a) 10
b) 14
c) 20
d) 25
e) 45

Bem, como temos um grupo de 15 rapazes que se cumprimentar 2 a 2. Como a ordem não importa, trabalhamos com Combinação. Então:
Dos 150 cumprimentos, 105 já foram realizados pelos homens. Faltam 45 cumprimentos (150 – 105), que serão realizados pela mulheres. E quantas mulheres serão?

Dêem uma olhada nos cálculos dos homens. Você tem 15 (quantidade de homens), multiplicado por 14 (um número a menos de homens), dividido por 2, tendo como resultado 105.

Então, se fizermos o inverso desse cálculo, ou seja, pegarmos 45 e multiplicarmos por 2, encontramos 90. Quais são os dois números consecutivos que, multiplicados, dará 90? Ora PH, 10 e 9!

Se vocês fizerem combinação de 10 mulheres, 2 a 2, encontrará 45, ok? Testem!!!

Resposta correta: letra A.

Faltam 174 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

1 comments:

Victor disse...

Consegui quase assim prof. Achei tipo uma variável C²x = 45 daí foi fácil pro papai hehe