Você já apareceu por aqui?

Dia 07 de julho - Questão 188

Olá, meu povo!

Muitas vezes fica mais fácil encontrar a resposta de uma questão buscando um ‘todo’ e diminuindo uma parte do que indo direto ao que a questão pede. Ficou difícil de entender?

Vamos resolver uma questão da prova de Assistente Administrativo Júnior da Empresa De Pesquisa Energética (EPE), realizada em 2009 pela Fundação Cesgranrio e, assim, vocês entenderão do que estou falando.

Um grupo é formado por 7 pessoas, dentre as quais estão Lúcio e Pedro. De quantas maneiras diferentes é possível escolher 4 pessoas desse grupo de forma que Lúcio e Pedro não façam parte, simultaneamente, dos quatro selecionados?
(A) 5
(B) 10
(C) 15
(D) 20
(E) 25

A ideia aqui é buscarmos a quantidade de grupos possíveis, mesmo contando com Lúcio e Pedro (é o ‘todo’!) e diminuirmos dos grupos em que ambos fazem parte. Assim, encontraremos quantas maneiras podemos formar grupos sem os dois SIMULTANEAMENTE! Então, o total de grupos será:
Agora, vamos diminuir a quantidade de grupos que os dois fazem parte. Notem que, se os dois devem fazer parte, serão apenas 5 pessoas que disputarão 2 vagas (as outras 2 já estão ocupadas: Lúcio e Pedro!). Então:
Total de Grupos sem Lúcio e Pedro = 35 – 10 = 25

Resposta correta: letra E.

Faltam 177 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

1 comments:

Unknown disse...

Muitíssimo obrigada pelas explicações!!! Blog excelente!!