Você já apareceu por aqui?

Dia 31 de maio - Questão 151

Olá, meu povo!

O colega Roberto nos mandou uma questão e, ao mesmo tempo, nos apresentou a mais uma banca organizadora de concursos: a Covest – Copset. Pelo que entendi no site (www.covest.com.br), a Covest cuida da parte de vestibulares e a Copset (Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos) cuida da parte de concursos públicos.

A questão foi retirada da prova de Educador Social do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), Autarquia do Município do Recife/PE, realizada em maio de 2010.

Três amigos, X, Y e Z estão acima do peso ideal. Juntos, os três pesam 226kg, Y pesa 6 kg a mais que X, e, Z pesa 4kg a mais que Y. Qual o peso de Z?
A) 76kg
B) 78kg
C) 84kg
D) 82kg
E) 80kg

Traduzindo a questão:
(1) Três amigos, X, Y e Z pesam 226kg => X + Y + Z = 226
(2) Y pesa 6 kg a mais que X => Y = 6 + X
(3) Z pesa 4kg a mais que Y => Z = 4 + Y

Agora, substituindo as fórmulas (2) e (3) na fórmula (1), temos:
X + Y + Z = 226
=> X + (6 + X) + (4 + Y) = 226
=> X + 6 + X + 4 + (6 + X) = 226
=> 3X + 16 = 226
=> 3X = 210
=> X = 70

Já que encontramos ‘X’, podemos encontrar ‘Y’:
(2) Y pesa 6 kg a mais que X => Y = 6 + X => Y = 6 + 70 = 76

Agora, podemos encontrar ‘Z’:
(3) Z pesa 4kg a mais que Y => Z = 4 + Y => Z = 4 + 76 = 80

Resposta correta: letra E.

Faltam 214 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 30 de maio - Questão do Domingo

Olá, meu povo!

Já comentei questões falando sobre tautologia (ver questão do dia 10 de abril).

Vou aproveitar uma ‘Questão do Domingo’ para falar um pouco mais sobre esse assunto.

A questão foi retirada da prova de Agente Administrativo do Ministério da Previdência Social (MPS), realizada pelo Cespe em 2010.

Considerando as proposições P e Q e os símbolos lógicos: ¬ (negação); v (ou); ^ (e); -> (se, ... então), é correto afirmar que a proposição (¬P)^Q -> (¬P)vQ é uma tautologia.

O comentário da questão está no link abaixo:

Faltam 215 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 29 de maio - Questão 149

Mais uma questão legalzinha que envolve mais de um assunto de RL. Dessa vez, iremos trabalhar com ‘Verdades e Mentiras’ e proposições.

A questão foi enviada pelo colega André e foi retirada da prova de Técnico Judiciário da área Apoio Especializado (Especialidade: Operação de Computadores) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), realizada em 2010 pelo Cespe.

Em um debate político, os candidatos A, B e C trocaram acusações entre si. O candidato A afirmou que B mente. O candidato B disse que A ou C mentem. O candidato C afirmou que A mente. Considerando essas informações, os símbolos lógicos anteriormente mencionados e -> — que significa “se ..., então” — e <-> — que significa “se, e somente se” —, e as proposições: P: “Apenas A mente”; Q: “Apenas B mente” e R: “A e C mentem”, assinale a opção correspondente à proposição que é valorada como verdadeira.
A P ^ Q
B Q v R
C ~[P ^ (~Q)]
D P v R -> (P ^ Q)
E P ^ Q <-> (~P) v Q

Analisando as acusações dos candidatos, temos:
O candidato A: B mente.
O candidato B: A ou C mentem.
O candidato C: A mente.

Imaginando que o candidato A fala a verdade, qual a conclusão que tiramos:
1) O candidato C mente (já que ele diz que A é que mente!)
2) O candidato B mente. Então, A v C = F. A = F e C = F, ou seja ambos não mentem!

Aí, deu inconsistência! Se partimos da ideia que A fala a verdade, C deveria falar a verdade também (conclusão de B). Então, A, OBRIGATORIAMENTE, mente!

Conclusão:
1) O candidato C fala a verdade!
2) O candidato B fala a verdade. Como C também fala a verdade, o candidato A mente (para que a proposição A v C seja verdadeira).

Agora, olhando para as proposições da questão:
P: “Apenas A mente” --------> V
Q: “Apenas B mente” --------> F
R: “A e C mentem” --------> F

Para finalizar, vamos preparar a tabela-verdade das alternativas:

Resposta correta: letra E.

Faltam 216 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 28 de maio - Questão 148

Olá, meu povo!

Muitos concurseiros têm dúvidas na hora de resolver questões de Análise Combinatória. Será que uso combinação ou arranjo? Dá para usar Princípio da Contagem?

Já sabemos que a diferença entre combinação e arranjo é que, quando a ordem importar, trabalharemos com arranjo (ver questão do dia 16 de janeiro). Se não, é combinação. E que, quando for arranjo, também poderemos resolver por contagem. A recíproca NÃO é verdadeira.

Mas quando usar contagem? Na hora em que você entender que é uma questão de A. C. e que ela detalhar (ou restringir) certas informações, o caminho mais seguro é ir por PFC.

Olhem a questão da prova de Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Estado de Minas Gerais, realizada pela Esaf em 2005.

Sete modelos, entre elas Ana, Beatriz, Carla e Denise, vão participar de um desfile de modas. A promotora do desfile determinou que as modelos não desfilarão sozinhas, mas sempre em filas formadas por exatamente quatro das modelos. Além disso, a última de cada fila só poderá ser ou Ana, ou Beatriz, ou Carla ou Denise. Finalmente, Denise não poderá ser a primeira da fila. Assim, o número de diferentes filas que podem ser formadas é igual a:
a) 420
b) 480
c) 360
d) 240
e) 60

Notem que a questão detalha que:
1) a última de cada fila só poderá ser ou Ana, ou Beatriz, ou Carla ou Denise;
2) Denise não poderá ser a primeira da fila.
Veja que precisamos detalhar mais ainda. Como, PH? Se a última da fila for Ana, Beatriz, ou Carla, 5 modelos poderão ser a 1ª no desfile (nem Denise nem a última farão parte). Porém, se Denise for a última, 6 modelos poderão ser a 1ª (apenas Denise não contará). Fica assim:
Total de diferentes filas = 300 + 120 = 420

Resposta correta: letra A.

Faltam 217 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 27 de maio - Questão 147

Olá, meu povo!

A questão de hoje abordará um assunto simples (como o próprio nome já diz), mas que ainda gera um certo temor entre os concurseiros. Vamos falar de Regra de Três Simples.

Escolhi uma questão recente, da prova de Analista Judiciário da área Administrativa (Especialidade: Contabilidade) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), realizada em 2010 pelo Cespe.

Os candidatos A, B, C e D, concorrentes ao cargo de prefeito de determinado município, obtiveram, respectivamente, 40%, 30%, 22% e 8% dos votos válidos; posteriormente, o registro do candidato C foi cancelado pelo TRE e, como consequência, os votos a ele atribuídos foram anulados. O quantitativo de eleitores desse município é suficiente para provocar um segundo turno caso um dos candidatos não obtenha a maioria absoluta dos votos válidos em primeiro turno. A partir dessa situação hipotética, é correto concluir que o candidato A obteve:
A) 31,2% dos votos válidos e disputará o segundo turno com o candidato B.
B) 45,72% dos votos válidos e disputará o segundo turno com o candidato B.
C) mais de 47% dos votos válidos e disputará o segundo turno com o candidato B.
D) menos de 52% dos votos válidos mas foi eleito prefeito no primeiro turno.
E) 62% dos votos válidos e foi eleito prefeito no primeiro turno.

Como o registro do candidato C teve seu registro cancelado, os seus votos não são mais válidos. Com isso, o percentual de votos de cada candidato mudará, já que, para apuração, apenas os votos válidos contam.

Pela tabela acima, a soma dos candidatos alcançou 78%. Esse é o ‘novo’ 100%, ou seja, esse é o percentual de votos válidos. Agora, vamos calcular quanto cada candidato tem (percentualmente) desses 78%. Assim:

Então:
X = 40 . 100 / 78 = 51,28%
Y = 30 . 100 / 78 = 38,46%
Z = 8 . 100 / 78 = 10,26%

Se vocês somarem os novos percentuais, encontrarão 100%, correto?

Conclusão: como o candidato A obteve mais de 50% dos ‘novos’ votos válidos, ele será eleito no 1º turno!

Resposta correta: letra D.

Faltam 218 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 26 de maio - Questão 146

Olá, meu povo!

Hoje, vamos falar de um tipo específico de probabilidade: PROBABILIDADE BINOMIAL.

Este tipo de probabilidade é bem fácil de reconhecer. A questão sempre pede que uma determinada situação se repita algumas vezes. Além disso, só podem ter 2 situações possíveis mutuamente excludentes, ou seja, ou é uma ou é a outra situação!!!

Como exemplo, peguei uma questão da prova de Técnico Administrativo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizada pela Esaf em 2004.

Ana é enfermeira de um grande hospital e aguarda com ansiedade o nascimento de três bebês. Ela sabe que a probabilidade de nascer um menino é igual à probabilidade de nascer uma menina. Além disso, Ana sabe que os eventos “nascimento de menino” e “nascimento de menina” são eventos independentes. Deste modo, a probabilidade de que os três bebês sejam do mesmo sexo é igual a:
a) 2/3.
b) 1/8.
c) 1/2.
d) 1/4.
e) 3/4.

Notem que a questão pede uma situação (bebês do mesmo sexo) se repitam várias vezes (três). E o ‘nascimento’ é uma situação excludente. Ou nasce um menino, ou nasce uma menina.

Pronto! Descobrimos que é Probabilidade Binomial! Mas, o que fazer?

Bom, precisamos encontrar a probabilidade de nascer 3 meninos (logo, nenhuma menina) e a probabilidade de nascer 3 meninas (logo, nenhum menino). Depois, somem os resultados. Mas PH, ele não diz quanto é a probabilidade...

Diz sim, companheiro! Quando ele afirma que ‘a probabilidade de nascer um menino é igual à probabilidade de nascer uma menina’, então cada uma das probabilidades é igual a 1/2.

Como explica muito bem o mestre Sérgio Carvalho, a situação que queremos encontrar é um ‘sucesso’ e o que não poderá acontecer é um ‘fracasso’. Partindo dessa ideia, apliquem a seguinte fórmula:
Então:
P (3 meninos) = C3,3 . P (menino)^3 . P (menina)^0
P (3 meninos) = 1 . (1/2)^3 . (1/2)^0
P (3 meninos) = 1/8

Conclusão lógica: o valor da probabilidade para 3 meninos é o mesmo para 3 meninas, logo:
P (3 meninas) = 1/8

Somando os dois resultados, temos:
P (três bebês do mesmo sexo) = 1/8 + 1/8 = 2/8 = 1/4

Resposta correta: letra D.

Faltam 219 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 25 de maio - Questão 145

Olá, meu povo!

A questão de hoje fala um pouco mais sobre Trigonometria, em especial o Teorema de Pitágoras, que é uma relação matemática entre os 3 lados de um triângulo retângulo, onde:
A questão foi retirada da prova de Assistente Previdenciário do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (RIOPREVIDÊNCIA), realizado pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) em março de 2010.

Na figura abaixo, os ângulos de vértices B e C são retos, AB= 9 m , BC= 11 m e CD= 4m.
Então, entre as alternativas abaixo, a que mais se aproxima da distância entre os pontos A e D é:
A) 15 m
B) 16 m
C) 17 m
D) 19 m
E) 21 m

Olha só, primeiramente precisamos ‘enxergar’ algo na figura da questão. Se nós ‘descermos’ CD para junto de AB e colocarmos BC junto ao ponto D, formaremos um triângulo retângulo, onde a hipotenusa será exatamente o que a questão pede. Olhem:
Daí:
x^2 = 13^2 + 11^2

x^2 = 169 + 121

x^2 = 290

Não há raiz exata para 290, porém 17^2 é igual a 289 e 18^2 é igual a 324. Então, a hipotenusa se aproxima mais de 17 do que de 18.

Resposta correta: letra C.

Faltam 220 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

O blog está de férias!!!

Olá, meu povo!

Calma que o nosso blog continua firme e forte, tentando (a duras penas) conseguir nosso objetivo de 365 questões comentadas no ano.

Só que agora, precisamos fazer uma pausa, pois esse humilde blogueiro que vos fala (ou tecla...) tirou 10 dias (mereciDÍSSIMOS) de férias.

Mas não se preocupem que, com as pilhas recarregadas, voltarei com todo o gás e atualizarei o blog o mais rápido possível, ok?

Até a volta e...

Beijo no papai e na mamãe,



PH

Dia 24 de maio - Questão 144

Olá, meu povo!

Tenho comentado muito pouco questões de Análise Combinatória, porém acho que, por ser uma matéria que traz verdadeiros ‘arrepios’ nos concurseiros, precisamos ampliar nosso leque de comentários sobre esse assunto.

Procurando em minha ‘biblioteca de questões’, encontrei uma questão bem legal que, além dos conhecimentos do nosso assunto do dia, também fará vocês pensarem um pouco em busca da solução.

A questão é da prova de Técnico Administrativo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizada em 2006 pela Esaf.

Em um plano são marcados 25 pontos, dos quais 10 e somente 10 desses pontos são marcados em linha reta. O número de diferentes triângulos que podem ser formados com vértices em quaisquer dos 25 pontos é igual a:
a) 2180
b) 1180
c) 2350
d) 2250
e) 3280

Para montarmos um triângulo, precisamos de 3 pontos (caraca PH, descobriu a pólvora???). Podemos montar esse triângulo de 3 maneiras:
1) com pontos ‘fora’ da reta;
2) com um ponto na reta e 2 ‘fora’ da reta;
3) com 2 pontos na reta e 1 ‘fora’ da reta.

Então:
Pontos ‘fora’ da reta => temos 15 pontos que, combinados 3 a 3, poderão formar um triângulo.
1 ponto na reta e 2 ‘fora’ => iremos trabalhar separadamente os 15 pontos ‘fora’ da reta, combinando-os 2 a 2, e, após o resultado, multiplicar por 10 (pontos na reta).
Total = 10 x 105 = 1050

2 pontos na reta e 1 ‘fora’ => iremos trabalhar separadamente os 10 pontos da reta, combinando-os 2 a 2, e, após o resultado, multiplicar por 15 (pontos ‘fora’ da reta).
Total = 45 x 15 = 675

Agora, somando todos os triângulos formados por cada maneira, temos:
Soma = 455 + 1050 + 675 = 2180

Resposta correta: letra A.

Faltam 221 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 23 de maio - Questão do Domingo

Olá, meu povo!

A questão que comentarei hoje falará de um assunto de matemática que alguns colegas já andaram me perguntando a respeito: RAZÃO INVERSA.

Retirei-a da prova de Analista Técnico da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), realizada em 2010 pela Esaf.

Um pai deseja dividir uma fazenda de 500 alqueires entre seus três filhos, na razão direta da quantidade de filhos que cada um tem e na razão inversa de suas rendas. Sabendo-se que a renda do filho mais velho é duas vezes a renda do filho mais novo e que a renda do filho do meio é três vezes a renda do mais novo, e que, além disso, o filho mais velho tem três filhos, o filho do meio tem dois filhos e o filho mais novo tem dois filhos, quantos alqueires receberá o filho do meio?
a) 80
b) 100
c) 120
d) 160
e) 180

O comentário da questão está no link abaixo:

Faltam 222 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 22 de maio - Questão 142

Olá, meu povo!

Não é só a Cesgranrio e a FCC que cobram questões com datas. Acabei de encontrar uma questão da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que trata desse assunto e que iremos utilizar o ‘pulo do gato’ mostrado na questão do dia 12 de janeiro.

A questão foi retirada da prova de Administrador da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), realizada em abril de 2010.

Os anos bissextos têm 366 dias, um a mais do que aqueles que não são bissextos. Esse dia a mais é colocado sempre no final do mês de fevereiro, que, nesses casos, passa a terminar no dia 29. Se um ano bissexto começa numa segunda-feira, o ano seguinte termina em um(a):
a) domingo.
b) terça-feira.
c) segunda-feira.
d) quarta-feira.
e) quinta-feira.

Apenas uma observação que lembrei sobre ano bissexto e gostaria de comentar: sempre o mês de fevereiro de ano bissexto terá 6 dias com 4 ocorrências dentro do mês e um dia com 5 ocorrências, sendo que o dia 1º e o dia 29 cairão no mesmo dia da semana. Exemplo:
Como o ‘ano bissexto começa numa segunda-feira’, então:
01/01 – segunda-feira



Calendário:

Dias = 366 (ano bissexto) + 365 (ano ‘normal’) = 731


Agora:
Comparando na tabela, o último dia do ano seguinte ao bissexto terá o mesmo dia da semana do dia 03 de janeiro do ano bissexto, portanto quarta-feira.

Resposta correta: letra D.

Faltam 223 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 21 de maio - Questão 141

Olá, meu povo!

Depois de um ‘longo e tenebroso inverno’, volto a atualizar o nosso blog. Peço desculpas aos colegas que constantemente nos visitam e não encontram nenhuma atualização. Passei por alguns probleminhas e estou voltando a postar questões.

No comentário de hoje, escolhi uma questão que tem aparecido com uma certa freqüência nas provas do Cespe. Você precisa trabalhar com mais de um conteúdo da conseguir resolver a questão. No caso, fundamentos da matemática e proposições.

A questão foi retirada da prova de Técnico Judiciário (Programação de Sistemas) do Tribunal Regional eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) realizada em 2010.

Os 21 vereadores de determinada câmara municipal são filiados aos partidos A, B e C. Sabe-se que a quantidade de vereadores do partido A é igual à metade da quantidade de vereadores do partido B, e igual ao dobro da quantidade de vereadores dos partido C. Tendo como referência a situação apresentada, considerando os conectivos lógicos ^ que significa "e" -, v que significa "ou" - e ~ que significa "não" -, assinale a opção correta a respeito de estruturas lógicas.
a) A proposição "Se o partido A tem menos de 7 vereadores, então o partido C tem mais de 4 vereadores" é uma proposição verdadeira.
b) Considere que os números a, b e c sejam, respectivamente, as quantidades de vereadores dos partidos A, B e C. Nesse caso, é correto afirmar que a proposição "Se os partidos A, B e C congregam os 21 vereadores no município, então existe algum triângulo cujos lados medem a cm, b cm e c cm" é verdadeira.
c) Considere as seguintes proposições:
P: "O partido B possui o dobro de vereadores do partido A";
Q: "O partido B possui mais do triplo de vereadores do partido C".
Nesse caso, a proposição P ^ Q é falsa.
d) Considere as seguintes proposições:
P: "O partido B possui o dobro de vereadores do partido A";
Q: "O partido B possui metade da quantidade de vereadores do partido C".
Nesse caso, a proposição ~(PvQ) é verdadeira.
e) A proposição "Se o partido A tem 8 vereadores, então o partido C tem 4 vereadores" é uma proposição verdadeira.

Primeiro, vamos analisar a quantidade de vereadores por partidos. Temos os partidos A, B e C (total de 21 vereadores), sendo:
A + B + C = 21
A = B/2 (a quantidade de vereadores do partido A é igual à metade da quantidade de vereadores do partido B)
A = 2C (a quantidade de vereadores do partido A é ... igual ao dobro da quantidade de vereadores do partido C)

Sendo que B = 2A (arrumando a 1ª fórmula) e C = A/2 (arrumando a 2ª fórmula), temos:
A + B + C = 21
=> A + 2A + A/2 = 21
=> (2A + 4A + A)/2 = 42/2
=> 7A = 42
=> A = 6
=> B = 2.6 = 12
=> C = 6/2 = 3

Agora, poderemos comentar cada alternativa:
a) A proposição "Se o partido A tem menos de 7 vereadores, então o partido C tem mais de 4 vereadores" é uma proposição verdadeira.
O partido A tem menos de 7 vereadores? Sim! Valor lógico = V
O partido C tem mais de 4 vereadores? Não! Valor lógico = F
V -> F = F
Item errado.

b) Considere que os números a, b e c sejam, respectivamente, as quantidades de vereadores dos partidos A, B e C. Nesse caso, é correto afirmar que a proposição "Se os partidos A, B e C congregam os 21 vereadores no município, então existe algum triângulo cujos lados medem a cm, b cm e c cm" é verdadeira.
A 1ª parte da proposição já sabemos que é verdadeira. Porém, na 2ª parte, precisamos saber que, para formarmos um triângulo, a soma dos dois lados menores tem que ser maior que o lado maior. Olhem a figura:
Logo, o valor lógico da 2ª parte é Falso.
V -> F = F
Item errado.

c) Considere as seguintes proposições:
P: "O partido B possui o dobro de vereadores do partido A";
Q: "O partido B possui mais do triplo de vereadores do partido C".
Nesse caso, a proposição P ^ Q é falsa.
Analisando as duas proposições, concluímos que ambas tem valor lógico verdadeiro. Logo, A ^ B = Verdadeiro.
Item errado.

d) Considere as seguintes proposições:
P: "O partido B possui o dobro de vereadores do partido A";
Q: "O partido B possui metade da quantidade de vereadores do partido C".
Nesse caso, a proposição ~(P v Q) é verdadeira.
Analisando as duas proposições, concluímos que a proposição P é verdadeira e a proposição Q é falsa. Logo, ~(P v Q) = ~(V v F) = ~(V) = F.
Item errado.

e) A proposição "Se o partido A tem 8 vereadores, então o partido C tem 4 vereadores" é uma proposição verdadeira.
O partido A tem 8 vereadores? Não! Valor lógico = F
O partido C tem 4 vereadores? Não! Valor lógico = F
F -> F = V
Item correto.

Resposta correta: letra E.

Faltam 224 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Meta de 2010: 365 dias, 365 questões!

Olá, meu povo!

Ano novo, hora de traçar planos, criar metas, impor limites e superar objetivos.

E, dentre minhas metas de 2010, tem uma ligada ao blog: VOU POSTAR UMA QUESTÃO DE RACIOCÍNIO LÓGICO POR DIA!

Isso mesmo, uma questão por dia! Pode ser de alunos do EuVouPassar, que me mandam e-mails solicitando comentários. Pode ser alguma questão 'legalzinha' que vi por aí. Pode ser questão de um concurso recente ou antigo. Enfim, a ideia é ter sempre algo novo para passar para vocês.

Esse post está com a data de 31 de dezembro de 2010 (estou escrevendo no 1º dia do ano), para que, toda vez que alguém entrar (até mesmo eu...), veja se o objetivo está sendo cumprido!

Bem, é isso aí! Mão à obra! A contagem regressiva já começou! Faltam 365 questões para acabar!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Dia 20 de maio - Questão 140

Olá, meu povo!

Mais uma questãozinha para os colegas que não conhecem a Fundação Euclides da Cunha (FEC).

A questão é da prova de Agente Administrativo do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO), que foi realizada em 2007. A prova era de Matemática, mas pode aparecer muito bem em uma prova de RL.

Em um festival de cinema, sete filmes diferentes, entre eles apenas duas comédias, serão exibidos, um a cada dia e no mesmo horário, durante uma semana. Para anunciar esses filmes será confeccionado um cartaz com o título de cada filme e o dia de sua exibição. A quantidade máxima de maneiras distintas de apresentação dos filmes, de modo que as comédias não sejam exibidas em dias consecutivos, corresponde a:
A) 1960;
B) 5040;
C) 1440;
D) 2048;
E) 3600.

Antes de tudo, o ‘cucuruto’ tem que pensar assim: ‘Vou fazer sem fazer!!!’

Calma, antes de me pensarem que o PH pirou, a ideia é a seguinte: a questão pede ‘a quantidade máxima de maneiras ..., de modo que as comédias não sejam exibidas em dias consecutivos’. Bem, se eu encontrar a quantidade de maneiras que os filmes podem ser exibidos e DIMINUIR da quantidade em que as comédias estão juntas, terei o resultado, não é mesmo? Pois, é exatamente como disse: fazer sem fazer!

Se temos 7 filmes para 7 posições, isso é Permutação! Sempre que a quantidade de espaços a serem preenchidos for igual a quantidade de opções, trabalharei com permutação, ok?

Então:
Quantidade (7 filmes para 7 posições) = 7! = 5040

Agora, quero encontrar a quantidade de maneiras de termos as 2 comédias juntas. Vamos conhecer a ‘Técnica da Liga’.

Quando quisermos que 2 opções permaneçam sempre juntas, a gente passa uma ‘liga’ e, para onde uma for, a outra vai também. A partir de agora elas são uma só! Olhem como fica:
Quantos espaços temos? 6! Para quantos filmes? Também 6! Lembrem-se que, como diz a figura, as duas comédias funcionam como uma só!

Quantidade (6 filmes para 6 posições) = 6! = 720

A cartada final: notem que na figura, temos primeiro C1 (que seria a 1ª comédia) e depois C2 (a 2ª comédia). Podemos ter C2 antes de C1? Pode, PH! E é uma outra maneira distinta? Sim, é uma outra seqüência. Então, precisamos multiplicar por fatorial de 2 (são 2 filmes para 2 espaços...)

Quantidade (6 filmes para 6 posições com 2 comédias juntas) = 6! x 2! = 720 x 2 = 1440

Para finalizar, é só diminuir os resultados:

Quantidade (7 filmes sem 2 comédias juntas) = 5040 – 1440 = 3600

Resposta correta: letra E.

Faltam 225 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH