Olá, meu povo!
Depois de um ‘longo e tenebroso inverno’, voltarei a comentar questão enviadas pelos colegas concurseiros de todo o país.
E hoje vou comentar uma questão, enviada pelo colega Roberto, de uma banca que ainda não passou pelas nossas mãos, digo, mentes: a Consulplan!
Ele nos mandou uma questão da prova de Agente de Pesquisas e Mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2009.
Sabe-se que Paulo estuda de manhã e trabalha à tarde; Karina trabalha de manhã ou estuda à tarde e se Mário não estuda de manhã, trabalha à tarde. Ontem todos trabalharam, sendo que dois deles trabalharam juntos. Acerca disso, marque a alternativa correta:
A) Karina trabalhou com Mário.
B) Mário estudou de manhã.
C) Paulo não estudou de manhã.
D) Karina estudou à tarde.
E) Karina não trabalhou com Paulo.
Olha só, temos 3 proposições compostas:
1) uma conjunção: (Paulo estuda de manhã) ^ (Paulo trabalha à tarde)
2) uma disjunção: (Karina trabalha de manhã) v (Karina estuda à tarde)
3) uma condicional: ~(Mário estuda de manhã) -> (Mário trabalha à tarde)
Já é de nosso conhecimento que, quando temos uma conjunção, as duas proposições serão obrigatoriamente verdadeiras (não existe outra possibilidade a não ser V ^ V = V, ok?). Então:
(Paulo estuda de manhã) = V
(Paulo trabalha à tarde) = V
Outra coisa: como os 3 trabalharam, temos que:
(Karina trabalha de manhã) = V
(Mário trabalha à tarde) = V
Daí, as proposições 2 e 3 ficam assim:
2) V v (Karina estuda à tarde) => não podemos concluir se Karina estudou à tarde, já que V v V = V e V v F = V, ou seja, qualquer que seja o valor lógico da 2ª parte, a proposição será verdadeira!)
3) ~(Mário estuda de manhã) -> V => mesma conclusão da proposição anterior, ou seja, V -> V = V e F -> V = V. Não há como afirmar se Mário estudou ou não de manhã.
Vamos analisar as alternativas:
A) Karina trabalhou com Mário. => FALSO, Karina trabalhou de manhã e Mário, à tarde
B) Mário estudou de manhã. => Não necessariamente. Ele pode não ter estudado de manhã e a proposição 3 continuar verdadeira.
C) Paulo não estudou de manhã. => FALSO. Já concluímos que ele estudou de manhã.
D) Karina estudou à tarde. => Mesma situação da letra B. Karina pode não ter estudado à tarde e a proposição continuar verdadeira.
E) Karina não trabalhou com Paulo. => VERDADEIRO. Concluímos que Karina estudou de manhã e Paulo, à tarde.
Resposta correta: letra E.
Faltam 158 questões!
Beijo no papai e na mamãe,
PH
1 comments:
ali na parte da resposta esta assim "E) Karina não trabalhou com Paulo. => VERDADEIRO. Concluímos que Karina estudou de manhã e Paulo, à tarde." não seria "trabalha" no lugar de "estudou"?
Postar um comentário