Você já apareceu por aqui?

Dia 15 de fevereiro - Questão 46

Olá, meu povo!

Hoje, iremos conhecer mais uma banca examinadora das tantas que existem aí pelo Brasil afora. E aproveitar e falar um pouco mais sobre Diagramas Lógicos.

A banca é a Funcab e a questão vem da prova de Agente de Secretaria Escolar, da Prefeitura de Porto Velho, de 2009.

Em um grupo de professores, todos os professores de lógica são, também, professores de matemática, mas nenhum professor de matemática é também professor de história. Todos os professores de atualidades são professores de geografia, e alguns professores de geografia são também professores de história. Como nenhum professor de geografia é também professor de matemática, e como neste grupo de professores não existe nenhum professor que seja de geografia, história e atualidades ao mesmo tempo, assinale a alternativa correta.
A) Pelo menos um professor de atualidades é também professor de história.
B) Pelo menos um professor de lógica é também professor de história.
C) Todos os professores de geografia são também professores de lógica.
D) Todos os professores de geografia são também professores de atualidades.
E) Nenhum professor de atualidades é também professor de lógica.

A ideia aqui é analisarmos cada proposição da questão, fazendo o desenho respectivo. Ao final, vamos tentar ‘juntar’ todos os diagramas e uma conclusão só.

Então:
Todos os professores de lógica são, também, professores de matemática e nenhum professor de matemática é também professor de história
Todos os professores de atualidades são professores de geografia
Alguns professores de geografia são também professores de história
Nenhum professor de geografia é também professor de matemática, e como neste grupo de professores não existe nenhum professor que seja de geografia, história e atualidades ao mesmo tempo
Olhando para o desenho e analisando cada item, veremos que a única opção válida que é confirmada pelo diagrama de conclusão é a letra E.

Resposta correta: letra E.

Faltam 319 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: