Você já apareceu por aqui?

Dia 20 de fevereiro - Questão 51

Olá, meu povo!

Hoje, vou comentar uma outra questão da prova de Oficial de Chancelaria, realizada em 2009 pela Fundação Carlos Chagas. É uma questão bem ao estilo ‘FCC’! De vez em quando, a banca coloca algo parecido. Pode deixar que, durante nosso ano, vamos ver outras questões dessas, ok?

Zeus é um aficionado em matemática, pois quando lhe perguntaram sobre sua idade, ele respondeu: “Para saber a minha idade você deve decifrar o criptograma aritmético seguinte, que corresponde, de modo codificado, à adição de dois números naturais. Decifrado o criptograma, a minha idade é igual à soma dos algarismos que correspondem às letras da palavra FISCO.”
Considerando que letras distintas correspondem a algarismos distintos, quantos anos tem Zeus?
(A) 25
(B) 24
(C) 30
(D) 22
(E) 28

Olha só, aqui é colocar o ‘cucuruto’ para pensar. Vou fazer algumas perguntas para vocês para ajudar na resolução:

1) Vamos falar primeiro da letra O. Na casa das unidades, qual número que, somado com ele mesmo, dará um número com esse mesmo número no final? É assim: vamos ver se é o número 3. Somando 3 com 3 não dá um número com final 3, ok?
E aí, descobriram? Só pode ser o número 0 (zero)!

2) Olhando a parte das dezenas e centenas (dois ‘S’ juntos), pode acontecer de 2 números (C e S) serem resultados de uma mesma soma (S + S)? Não dá, né? Então, o que aconteceu?
Só pode ter acontecido o seguinte: S + S dará um número maior que 10, onde a unidade C será o resultado e, na parte das centenas tem o ‘vai 1’ da soma! Mas, o que é o ‘vai 1’? Ah, para com isso, meu povo! Olhaí:
Então, na parte das centenas temos S + S + 1( do ‘vai 1’) tem que dar um número com final S. Que número é esse? Só pode ser o 9! 9 + 9 + 1 = 19 (final 9). Com essa descoberta, também descobrimos o ‘C’, que será 8, ok?

3) Já conseguimos descobrir o ‘I’, né? Na unidade de milhar tem o ‘vai 1’ também né? Então I = 1, ok?

4) Por último, na dezena de milhar, F + F (nessa, não tem o ‘vai 1’) dará ‘C’, que vale 8. Então, F só pode ser igual a 4. Fica assim:
Agora, somaremos os algarismos da palavra FISCO: 4 + 1 + 9 + 8 + 0 = 22

Resposta correta: letra D.

Faltam 314 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

4 comments:

Unknown disse...

na coluna da centena poderiamos calcular o valor de S assim:
S+S+1=10+S => S+S-S=10-1 => S=9

Anônimo disse...

Quinze cartas numeradas, cada uma com um número de 10 a 24, formam uma pilha em ordem numérica crescente, de cima para baixo. A partir da carta superior da pilha repetem-se os passos descritos a seguir, até restar apenas uma carta na pilha.

I. Coloca-se a carta que está em cima da pilha embaixo da última carta da pilha.
II. Retira-se da pilha as duas primeiras cartas que estão no alto da pilha.

Desta maneira, a última carta que restará na pilha é a carta com o número
a) 12
b) 13
c) 14
d) 17
e) 19

Anônimo disse...

A razão entre o número de alunos inscritos em um curso de administração e o número de alunos inscritos em um curso de contabilidade, nesta ordem, é 5 3 . Sabendo-se que o total de alunos nos dois cursos é igual a 96, o módulo da diferença entre o número de alunos do curso de administração e o número de alunos do curso de contabilidade corresponde a:
a) 15
b) 20
c) 24
d) 29
e) 33

Planet eyewear disse...
Este comentário foi removido pelo autor.