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Dia 09 de fevereiro - Questão 40

Olá, meu povo!

A questão de hoje vai matar 2 coelhos numa cajadada só. Recebi muitos e-mails perguntando o que é ‘Lógica Proposicional e Lógica de 1ª Ordem’ que o Cespe está cobrando em algumas provas. Outros e-mails me pediram para começar a comentar a prova da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.), realizada nesse último final de semana pelo Cespe.

Bem, para responder a 1ª parte dos e-mails, olhem o enunciado da questão que irei comentar a seguir, quando o próprio Cespe define os assuntos:

A lógica proposicional trata de argumentações elaboradas por meio de proposições, isto é, de declarações que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas nunca como V e F simultaneamente. As proposições normalmente são simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto e alguns símbolos lógicos são usados para compor novas proposições. Uma conjunção, proposição simbolizada por A^B, é lida como “A e B” e julgada como V somente quando A e B forem V, e F, nos demais casos. Uma implicação, proposição simbolizada por A→B, é lida como “se A, então B”, e julgada como F somente quando A for V e B for F, e V nos demais casos.
A lógica de primeira ordem também trata de argumentações elaboradas por meio de proposições da lógica proposicional, mas admite proposições que expressem quantificações do tipo “todo”, “algum”, “nenhum” etc.

A Lógica Proposicional e de 1ª Ordem tem a ver com os conceitos iniciais de Lógica: seus conectivos, tabela-verdade, negações e equivalências (inclusive do Todo, Algum e Nenhum), Tautologia, Contradição e Contingência, etc.

Se por acaso, no conteúdo programático, aparecer ‘Leis de DeMorgan’, nada mais é do que as negações da conjunção (conectivo E) e disjunção (conectivo OU), ok?

Agora, a continuação da questão da prova de Analista de Saneamento:

(Questão 22) A partir dessas notações e definições, julgue os itens que se seguem.
Caso a proposição “Se a EMBASA promover ações de educação ambiental, então a população colaborará para a redução da poluição das águas” seja V, a proposição “Se a EMBASA não promover ações de educação ambiental, então a população não colaborará para a redução da poluição das águas” também será V.

Nas proposições colocadas na questão, faremos assim:
A EMBASA promove ações de educação ambiental => E
A população colaborará para a redução da poluição das águas => P

Então:
‘Se a EMBASA promover ações de educação ambiental, então a população colaborará para a redução da poluição das águas’ => E -> P
‘Se a EMBASA não promover ações de educação ambiental, então a população não colaborará para a redução da poluição das águas’ => ~P -> ~E

Notem que a questão diz que ambas as proposições têm valor lógico V, ou seja, são EQUIVALENTES. Ora, já sabemos que, numa condicional:

P → Q = ~Q → ~P
(inverte e nega)

Ou seja, as duas proposições NÃO são equivalentes!

Ficou ainda a dúvida? Vamos ‘matá-la’ com a tabela-verdade:
Item errado!

Faltam 325 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

2 comments:

Unknown disse...

Professor, creio que ficaria perfeito mais uma coluna na tabela verdade da questão do dia 09 com a negação da coluna E->P comprovando que é diferente de ~E -> ~P.
Abraços,

Jaqueline

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Jaqueline!

Mas já está lá! A coluna em azul representa E -> P, que é diferente da coluna em vermelho, que é ~E -> ~P.

Não foi isso que você pediu? :o)

Beijo no papai e na mamãe...