Você já apareceu por aqui?

Dia 19 de fevereiro - Questão 50

Olá, meu povo!

A questão de hoje me deixa com um pouco de vergonha de comentar. É porque fui limpar minha caixa de e-mail e notei que o colega Celso Eliezer tinha me pedido há muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo o comentário da prova de Oficial de Chancelaria, realizada em 2009 pela Fundação Carlos Chagas.

Então, a questão de hoje vai para o Celso. Companheiro, mil desculpas!

Eu escolhi uma questão dessa prova que mexe um pouco com regra de três, porém requer (lógico!) um raciocínio lógico-matemático!

Certo dia, Alfeu e Gema foram incumbidos de, no dia seguinte, trabalharem juntos a fim de cumprir uma certa tarefa; entretanto, como Alfeu faltou ao serviço no dia marcado para a execução de tal tarefa, Gema cumpriu-a sozinha. Considerando que, juntos, eles executariam a tarefa em 3 horas e que, sozinho, Alfeu seria capaz de executá-la em 5 horas, o esperado é que, sozinha, Gema a tenha cumprido em:
(A) 6 horas e 30 minutos.
(B) 7 horas e 30 minutos.
(C) 6 horas.
(D) 7 horas.
(E) 8 horas.

Olha só, o Alfeu era capaz de executar sozinho o trabalho em 5 horas, quanto desse trabalho ele executaria em 3 horas?

100% do trabalho -----> 5 horas
A % do trabalho -------> 3 horas
A = 100 . 3 / 5 = 60%

Então, se Alfeu realiza 60% do trabalho, sobra para Gema 40% do trabalho nas 3 horas.

E, para fazer 100% do trabalho sozinha, quanto tempo Gema gastará?

40% do trabalho -----> 3 horas
100% do trabalho ----> G horas
G = 3 . 100 / 40 = 300 / 40 = 7,5 (ou seja, 7 horas e 30 minutos)

Resposta correta: letra B.

Faltam 315 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: