Você já apareceu por aqui?

Dia 27 de fevereiro - Questão 58

Olá, meu povo!

No último final de semana, também teve prova de Analista e Técnico Judiciário, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), realizada pelo Cespe.

Como tive pedidos para comentar algumas questões, vou começar hoje com uma que fala sobre Permutação Circular, assunto que aparece de vez em quando, mas confunde a cabeça do povo!

O jogo de dominó tradicional é jogado com 28 peças, igualmente divididas entre 4 jogadores sentados face a face em torno de uma mesa retangular. As peças são retangulares e possuem uma marcação que as divide em duas metades iguais; em cada metade: ou não há nada gravado, ou está gravado um determinado número de buracos que representam números. As metades representam 7 números: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 0, sendo este último representado por uma metade sem marcação. Cada número ocorre em 7 peças distintas. Em 7 peças, denominadas buchas, o número aparece nas duas metades. Existe também uma variação de dominó conhecida como double nine, em que as metades representam os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças.

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.
No dominó tradicional, os 4 jogadores podem se sentar à mesa de 6 maneiras distintas.

Bem, se tivermos numa fila o PH, o Kerginaldo, o Gionovaldo e o Melchiades, de quantas maneiras eles podem estar?

Aqui, é tranqüilo! É permutação de 4, que dá 24!

Porém, no caso de estarem em uma mesa, você tem que ‘congelar’ um deles em uma das posições da mesa, e movimentar o resto, ok?
Isso é a Permutação Circular!
Como são 4 pessoas, teremos:
Permutação = (4 – 1) ! = 3! = 6

Item correto.

Faltam 307 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

PS: Antes de falarem algo dos nomes que coloquei, só queria dizer que são todos da minha família: Kerginaldo é meu pai,  Gionovaldo e Melchiades são meus cunhados (agregado também é gente, viu?)! Então, se rirem, riam pouco... kkk

0 comments: