Você já apareceu por aqui?

Dia 18 de fevereiro - Questão 49

Olá, meu povo!

Pense num ‘cabra’ voador!!! Eu recebendo um monte de mensagens ‘PH, cadê o vídeo do domingo?’, ‘PH, tá sem o link!!!’ e eu pensando ‘Esse povo tá é doido!’. Quando me dei conta, vi que não tinha postado o vídeo no youtube, nem tinha colado o link no domingo!

Por isso, como HERRAR É UMANO, peço minhas desculpas pelo erro e pela demora no acerto.

Bom, desculpas aceitas (assim espero, né...), vamos comentar a questão de hoje.

Essa questão vai servir como fixação para a ‘Questão do Domingo’. Lá, nós falamos de ‘Probabilidade Binomial’. Pois então, quero ver se vocês estão afiados mesmo! Antes de olharem a solução, tentem resolver e comentem depois, ok?

Um casal planeja ter quatro filhos. Considerando que a possibilidade de um filho nascer do sexo masculino é igual à possibilidade de um filho nascer do sexo feminino, então, a probabilidade de todos os filhos nascerem do mesmo sexo equivale a:
a) 12,5%.
b) 17,5%.
c) 50%.
d) 100%.

Bem, já sabemos que, quando trabalhamos com Probabilidade Binomial, utilizamos:

Agora, como a questão pede ‘a probabilidade de todos os filhos nascerem do mesmo sexo’, pode ser TODOS do sexo masculino, como TODOS do sexo feminino.

P(masculino) = C4,4 . (1/2)^4 = 1 . 1/16 = 1/16 = 0,0625
P(feminino) = C4,4 . (1/2)^4 = 1 . 1/16 = 1/16 = 0,0625

Somando, temos:
P(mesmo sexo) = 0,0625 + 0,0625 = 0,125 = 12,5%

Resposta correta: letra A.

Faltam 316 questões!

Beijo no papai e na mamãe (e hoje, especialmente na minha irmã, Juliana!)

PH

PS: Ju, feliz aniversário! Mesmo distante e nos falando muito pouco, desejo muitas felicidades para você!

0 comments: