Você já apareceu por aqui?

Dia 11 de fevereiro - Questão 42

Olá, meu povo!

Encontrei uma questão bem legalzinha na prova de Assistente de Saneamento da Embasa, realizada pelo Cespe. Ela se refere ao Princípio da Contagem e nos fará colocar o ‘cucuruto’ para trabalhar!

(Questão 27 – Assistente de Saneamento) Um medidor de consumo de água, ou hidrômetro, de determinado fabricante possui 6 marcadores numéricos que representam as unidades, as dezenas, as centenas, as unidades de milhar, as dezenas de milhar e as centenas de milhar. Devido às condições tecnológicas, cada marcador pode apresentar dois tipos de defeito de fabricação: ficar travado em determinado marcador, impedindo a movimentação dos marcadores relativos às ordens superiores à do marcador defeituoso; ou saltar determinados dígitos.
De acordo com as informações apresentadas nessa situação hipotética, julgue o próximo item.
Se um dos medidores tiver seu marcador das dezenas de milhar travado ou saltar os dígitos ímpares no marcador das unidades e os números 2, 7 e 8 no marcador das centenas, então haverá 356.500 leituras distintas que poderão ser exibidas por esse medidor.

Temos que fazer o seguinte:
1) Encontrar a quantidade de leituras quando o marcador das dezenas de milhar estiver travado;
2) Encontrar a quantidade de leituras quando o marcador das unidades saltar os números ímpares e o marcador das centenas saltar os números 2, 7 e 8;
3) Diminuir, do total, aqueles casos que os itens 1 e 2 acontecem simultaneamente (temos que retirar, pois, senão, estaremos contando duas vezes!)

Item 1:
Lembrem-se do que diz a questão: Se 'ficar travado em determinado marcador, IMPEDE a movimentação dos marcadores relativos às ordens superiores à do marcador defeituoso'.

Item 2:
Item 3:
Existem 3.500 leituras repetidas, ok?

Então:
Leituras = 10. 000 + 350.000 – 3.500 = 356.500 leituras

Item correto!

Faltam 323 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

6 comments:

Unknown disse...

Boa noite PH!
Não conseguir chegar ao número de 3.500 leituras repetidas... você poderia detalhar mais?
Obrigada!

Unknown disse...

Prof. Não consegui entender o porquê da soma. Entendi que os 3 problemas (travamento, saltar impares e saltar 2, 7, 8) estvam ocorrendo simultaneamente no medidor.De onde percebo no enunicado da questão que estas situações são isoladas? Grata

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Daniela!

Os 3500 vem da junção das 2 condições. Se você olhar para os dois primeiros desenhos verá que o terceiro 'junta' as duas probabilidades. Daí, esse valor.

Melhorou???

Beijo no papai e na mamãe...

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Jaqueline!

Quando uma questão de probabilidade falar no 'OU', teremos que somar os resultados individuais e depois diminuir os valores que se repetem em ambos!

Vou preparar uma questão de Probabilidade do 'OU' e publicar aqui no blog, ok?

Beijo no papai e na mamãe...

Jeferson Bezerra disse...

Olá, O CESPE apresentou o gabarito como errado nessa questão:

https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/14054979/b83526c64aeb/embasa09_011_52.pdf

https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/14054979/312697e15ad7/gabaritos_embasa.pdf

Unknown disse...

Parabéns pelo ótimo trabalho, professor!!