Você já apareceu por aqui?

Dia 12 de fevereiro - Questão 43

Olá, meu povo!

A questão de hoje foi pedida pelo colega Danilo e pelos colegas que fizeram a prova da Embasa. Fala sobre permutação!

(Analista de Saneamento – questão 16) Uma empresa promotora de eventos cinematográficos confeccionou fôlderes ilustrados cada um com uma tabela de seis linhas e seis colunas contendo anagramas da palavra CINEMA, como a mostrada na figura abaixo.
A respeito desses fôlderes, julgue os itens a seguir.
Considere que cada 6 anagramas distintos da palavra CINEMA, usados para formar as linhas das tabelas incluídas nos fôlderes, dêem origem a um tipo de fôlder. Nesse caso, se todos os anagramas da palavra CINEMA forem usados e se cada anagrama for usado apenas uma vez, será possível confeccionar menos de 150 tipos diferentes de fôlderes.

Olha só, falou em ANAGRAMA, falou em PERMUTAÇÃO, ok?

Um anagrama (do grego ana = "voltar" ou "repetir" + graphein = "escrever") é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. (Fonte: Wikipédia)

Ou seja, é você formar palavras com as mesmas letras da palavra CINEMA (de acordo com a questão). Como temos 6 letras (C, I, N, E, M e A) para 6 lugares, para encontrarmos a quantidade de anagramas precisamos fazer Permutação de 6:
P6 = 6! = 6 . 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 720

Como a questão fala que um folder é formado por 6 anagramas distintos, e como conseguiremos formar 720 anagramas com a palavra CINEMA, o total de folderes será:

Folder = 720 / 6 = 120 (ou seja, menos de 150 tipos diferentes de fôlderes)

Item correto!

Faltam 322 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

2 comments:

Unknown disse...

PRof. A divisão do 720 seria por 6 ou por 12? O enunciado se refere aos anagramas das linhas e das colunas. Assim, em cada folder não teriamos gasto 12 distintos anagramas? Se o enunciado disse menos de 120 anagramas a questão ainda estaria correta. Certo?

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, jaqueline!

A questão continuaria verdadeira, ok? Porém, a divisão deve ser feita por 6 mesmo!

Note que, no enunciado, ele fala em 6 anagramas. Por isso, a divisão!

Melhorou???

Beijo no papai e na mamãe...