Você já apareceu por aqui?

Dia 27 de abril - Questão 117

Olá, meu povo!

Vamos desenterrar uma da Esaf, especificamente para falar de como encontrar os elementos de uma Matriz, bem como mostrar como somar duas Matrizes.

A questão foi retirada da prova de Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da união (AFC/CGU), realizada em 2004.

Genericamente, qualquer elemento de uma matriz M pode ser representado por mij, onde “i” representa a linha e “j” a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz X = xij, de terceira ordem, é a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B=(bij). Sabendo-se que (aij) = i^2 e que bij = (i-j)^2, então o produto dos elementos x31 e x13 é igual a:
a) 16
b) 18
c) 26
d) 65
e) 169

Primeiro passo: montar as matrizes A e B. Já conhecemos as fórmulas. Agora, é calcular e substituir. Assim:


Para somarmos duas matrizes, só precisamos somar os elementos de cada matriz:
x31 = a31 + b31 = 9 + 4 = 13



x13 = a13 + b13 = 1 + 4 = 5



Então, o produto dos elementos x31 e x13 é igual a 13 x 5 = 65!

Resposta correta: letra D.

Faltam 248 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

2 comments:

Bony sky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito obrigado, me ajudou muito.
Meu professor de matemática colocou exatamente essa questão nas atividades impressas que eu estou fazendo, eu estava conseguindo resolver, procurei em todos os lugares, e não encontrei nada parecido.
Novamente muito obrigado.