Você já apareceu por aqui?

Dia 23 de abril - Questão 113

Olá, meu povo!

Outro assunto muito abordado pelo Cespe é o Princípio Fundamental da Contagem. Esse princípio indica quantas vezes determinado evento pode acontecer. Se esse evento pode ser dividido em várias partes, devemos multiplicar todas as partes para encontrarmos a quantidade total.

Vamos exemplificar dando uma olhada na questão da prova de Técnico Científico do Banco da Amazônia, realizada em 2009.

Suponha que um banco tenha um cartão especial para estudantes, que já venha com senha de 4 algarismos escolhidos de 0 a 9 e atribuídos ao acaso. Com relação a essa situação, julgue o item subsequente.
Podem-se obter 2.016 senhas em que o 0 é, necessariamente, um, e somente um, dos algarismos e os outros 3 algarismos são distintos.

Assim, a senha é o evento que temos e cada um dos algarismos, a parte que precisamos encontrar. Como a questão diz que um número 0 tem que fazer parte da senha, ele pode estar:

Bom, já que o restante dos algarismos deve ser distinto e não pode ser o zero, sobraram 9 números para uma posição, 8 para outra (excluindo o 1º número e o zero) e 7 para a última (excluindo os dois números anteriores e mais o zero). Ficou assim:

Notem que todos os valores são iguais. Temos 9 x 8 x 7 aparecendo nas 4 figuras. Assim:

Senhas = 9 x 8 x 7 x 4 = 2016

Item correto.

Faltam 252 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: