Você já apareceu por aqui?

Dia 25 de abril - Questão do Domingo

Olá, meu povo!

Iniciamos hoje, a partir da ‘Questão do Domingo’, a ‘Semana da Esaf’! Sim, porque com 46% dos votos, vocês escolheram a Escola de Administração Fazendária, do Ministério da Fazenda, como a banca para comentarmos questões essa semana.

Vou começar hoje com uma questão utilizada na prova de Analista Técnico da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), realizada no final de semana passado.

Aliás, cabe ainda um comentário ‘interessante’: acho que a Esaf AMA o nome ‘Raciocínio Lógico’. Se vocês olharem o edital dessa prova, tem mais Matemática e Matemática Financeira do que RL. Vocês podem até dizer: ah PH, mas tem Análise Combinatória e Probabilidade! Tudo bem, até concordo. Mas aonde está o Raciocínio Lógico propriamente dito (Conceitos de Lógica, Estruturas Lógicas, etc)??? Olhem o edital e tirem suas conclusões:

1. Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Operações com conjuntos. Divisibilidade. 2. Proporcionalidade. Regra de 3 simples e composta. 3. Equações do 1º e 2º graus. 4. Sequências. Progressões aritmética e geométrica. 5. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. 6. Análise Combinatória. Probabilidades. 7. Geometria plana básica. Perímetros. Áreas de figuras planas. 8. Juros simples e compostos. 9. Taxas de juros – taxa equivalente, taxa nominal. 10. Montante e valor atual (período inteiro e fracionado). 11. Desconto simples e composto.

Bom, chega de papo! Olhem a questão:

Uma urna contém bolas vermelhas, azuis, amarelas e pretas. O número de bolas pretas é duas vezes o número de bolas azuis, o número de bolas amarelas é cinco vezes o número de bolas vermelhas, e o número de bolas azuis é duas vezes o número de bolas amarelas. Se as bolas diferem apenas na cor, ao se retirar ao acaso três bolas da urna, com reposição, qual a probabilidade de exatamente duas bolas serem pretas?
a) 100/729.
b) 100/243.
c) 10/27.
d) 115/243.
e) 25/81.

Cliquem no link abaixo e acompanhem a resolução!

Faltam 250 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: