Você já apareceu por aqui?

Dia 30 de abril - questão 120

Olá, meu povo!

A questão que escolhi para hoje é mais uma da Esaf para colocarmos o ‘cucuruto’ para pensar. Sim, porque, mesmo ainda estando em abril, já fizemos um bocado de questões falando dos mais variados temas do RL e, sinceramente, o que mais me chama a atenção em provas são questões que tem como único objetivo colocar o candidato para pensar. Isso sim pode diferenciar o cara preparado do cara estudioso, mas que tem dificuldades no raciocínio.

A questão foi da prova de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (APO/MPOG), realizada em 2003.

Ana, Bia e Cátia disputaram um torneio de tênis. Cada vez que uma jogadora perdia, era substituída pela jogadora que estava esperando sua vez de jogar. Ao final do torneio verificou-se que Ana venceu 12 partidas e Bia venceu 21 partidas. Sabendo-se que Cátia não jogou a partida inicial, o número de vezes que Ana e Bia se enfrentaram foi:
a) 14
b) 15
c) 16
d) 17
e) 18

Pelo enunciado da questão, já sabemos que o 1º jogo será Ana x Bia (Cátia não iniciou a partida, né?).

Vamos imaginar que Ana ganhou todas as partidas seguidamente (parece o meu Fortaleza, tetracampeão cearense!!!). Se acompanharmos a figura, veremos que depois que Ana ganhou de Bia, ela teve que jogar com Cátia. Depois, com Bia. E por aí vai...

A última vitória de Ana será sobre Cátia (a 6ª vitória!). As cores de cada vitória podem ajudar no entendimento. Então, a próxima partida de Ana será contra Bia e ela terá que perder (ela já ganhou suas 12 partidas).

Agora, é a vez de Bia ganhar suas 21 partidas seguidas (A Bia parece o Flamengo, futuro campeão da Libertadores!!!). Olhem a figura:

Pronto! Fizemos tudo o que a questão nos pedia. Agora, vamos contar:

- Ana ganhou 6 partidas de Bia (1ª figura)
- Bia ganhou 11 partidas de Ana (2ª figura)

Juntas, as duas jogaram 17 partidas!

Vale a pena, como forma de treino, verificar o que acontece se, ao invés de Ana começar vencendo, for Bia. Deixem um comentário aqui, ok?

Resposta correta: letra D.

Faltam 245 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

ph@euvoupassar.com.br

PS: Lu, grande amiga e nova Auditora deste lindo Estado, parabéns pela aprovação e pelo aniversário! O ‘Beijo no Papai e na Mamãe...’ se sente honrado em tê-la como seguidora...

1 comments:

Anônimo disse...

Olá professor, meu nome é Rainier, sou mineiro de Governador Valadares e moro em Porto Alegre RS, onde me preparo para concursos. Gostei mmuuiitttoo, mas muuuiittooo mesmo do seu blog. Descobri hoje pesquisando comentários de uma questão. Já são quase 1:00 da madrugada e aqui estou analisando o jogo da Ana com a Bia. Sou um daqueles que tem dificuldade nesse conteúdo. Vou divulgá-lo para os lados de cá.. Parabéns...