Você já apareceu por aqui?

Dia 09 de abril - Questão 99

Olá, meu povo!

Primeiro, vamos corrigir um erro apontado na questão do dia 08 de abril. Lá, citei como banca organizadora a Fundação Universa ou FUNIVERSA.

A Sra. Sibele Godinho, coordenadora de comunicação da Fundação Universa (que, desde já agradeço a atenção em mandar-me um simpático e-mail) informou-me que o nome FUNIVERSA já não é mais utilizado, usando apenas Universa ou Fundação Universa.

Já retirei a informação equivocada do blog e peço desculpas se causei alguma confusão.

Bem, a questão de hoje foi ‘desenterrada’! Dei uma olhada em minha ‘biblioteca de questões’ e encontrei uma legalzinha, utilizada na prova de Assistente de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizada em 2002 pela Esaf.

Ana, Beatriz, Carlos, Deoclides, Ernani, Flávio e Germano fazem parte de uma equipe de vendas. O gerente geral acredita que se esses vendedores forem distribuídos em duas diferentes equipes haverá um aumento substancial nas vendas. Serão então formadas duas equipes: equipe A com 4 vendedores e equipe B com 3 vendedores. Dadas as características dos vendedores, na divisão, deverão ser obedecidas as seguintes restrições: a) Beatriz e Deoclides devem estar no mesmo grupo; b) Ana não pode estar no mesmo grupo nem com Beatriz, nem com Carlos. Ora, sabe-se que, na divisão final, Ana e Flávio foram colocados na equipe A. Então, necessariamente, a equipe B tem os seguintes vendedores:
a) Beatriz, Carlos e Germano.
b) Carlos, Deoclides e Ernani.
c) Carlos, Deoclides e Germano.
d) Beatriz, Carlos e Ernani.
e) Beatriz, Carlos e Deoclides.

Resumindo:
1) 2 equipes: A, com 4 componentes; e B, com 3 componentes;
2) Beatriz e Deoclides estão no mesmo grupo;
3) Ana não pode estar no mesmo grupo nem com Beatriz, nem com Carlos;
- Conclusão: Ana estará em um grupo e Beatriz, Deoclides (que deve estar junta de Beatriz – item 1) e Carlos em outro;
4) Ana e Flávio estão na equipe A.
- Conclusão: utilizando a conclusão do item 3, junto com essa informação, temos que a equipe B, composta de 3 vendedores, será Beatriz, Deoclides e Carlos. A equipe A, além de Ana e Flávio, terá Ernani e Germano.

Resposta correta: letra E.

Faltam 266 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: