Você já apareceu por aqui?

Dia 03 de abril - Questão 93

Olá, meu povo!

Já tinha um tempinho que não comentava uma questãozinha de probabilidade. Então, vou aproveitar o pedido da colega Márcia, que nos mandou uma questão da prova de Técnico de Operação Júnior, da Petrobrás Distribuidora, realizada este ano pela Cesgranrio. A prova era de Matemática, porém, como esse assunto sempre aparece nas provas de RL, achei válido o comentário.

Numa pesquisa realizada com empresas nacionais e multinacionais, constatou-se que 8, em cada 10 empresas, vão ampliar o uso da mídia digital em 2010. Dentre as empresas que vão ampliar o uso da mídia digital em 2010, uma, em cada 4, investirá mais de 5 milhões de reais nesse tipo de propaganda. Escolhendo-se, ao acaso, uma das empresas participantes da pesquisa, qual é a probabilidade de que ela amplie o uso da mídia digital, em 2010, investindo mais de 5 milhões de reais?
(A) 5%
(B) 10%
(C) 15%
(D) 20%
(E) 25%

Alguém já ouviu falar de ‘Árvore de Probabilidade’. Olha ela aí embaixo, montada a partir das informações da questão:
Para que possamos encontrar a probabilidade pedida, é só ‘seguirmos o caminho’ que a questão nos pede, analisando cada evento separadamente e multiplicando seus resultados:

P (amplie o uso da mídia digital, em 2010, investindo mais de 5 milhões de reais) =
P (amplie o uso da mídia digital, em 2010) X P (investir mais de 5 milhões de reais)



Assim:
Probabilidade = 8/10 x 1/4 = 8/40 = 1/5 = 20%

Fica aqui a dica que, sempre que a questão apontar vários eventos interligados, façam a ‘Árvore de Probabilidade’. A meu ver, pode facilitar a visão da questão, ok?

Resposta correta: letra D.

Faltam 272 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: