Você já apareceu por aqui?

Analista e Técnico Judiciário – TRT 11ª Região (4)

Olá, meu povo!

Mais uma vez, o professor Artur Monteiro nos brinda com um comentário da prova de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), realizada em janeiro pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Um torneio que ocorre anualmente já teve um total de 30 edições, das quais quatro foram vencidas pela equipe Y, duas pela equipe Z, uma pela equipe W e as demais pela equipe X. As maiores sequências de vitórias em anos consecutivos que a equipe X conseguiu no torneio são constituídas de n títulos.
Com essas informações, é correto concluir que n vale, no mínimo,
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5
(E) 6

Resumidamente, a banca quer saber qual o valor do tal “n”, isto é, o menor número possível da maior sequência de vitórias da equipe X para a situação dada.

É o seguinte, a nossa missão é tentar ‘atrapalhar’ ao máximo a vida da equipe X. Devemos interromper suas vitórias consecutivas, para que n seja o menor possível. Para isso, contamos com a ajuda dos títulos das equipes W, Y, e Z.

Ao todo, temos:
- 23 títulos para X
- 7 títulos para as outras, totalizando 30.

Podemos desenhar isso da seguinte maneira:
Apenas como observação, os intervalos pretos equivalem aos períodos de vitórias consecutivas da equipe X e as bolinhas vermelhas correspondem aos títulos das equipes W, Y e Z.

Reparem bem que os títulos das equipes W, Y e Z interrompem a sequência de títulos da equipe X. Sabendo disso, o que o ‘Ser Mau’ quer saber depende da seguinte pergunta: qual a melhor forma de desenhar esse período de 30 anos de campeonato de forma que o maior dos intervalos pretos (n) entre as bolinhas vermelhas seja o menor possível?

A resposta desta pergunta é simples. Basta considerarmos todos intervalos tendo o mesmo tamanho. Para isso, basta dividirmos o número total de vitórias da equipe X, 23, número total de intervalos do desenho acima, 8. Ou seja:
n = 23/8 = 2.875

Opa! Calma aí, eu já vi time bicampeão, tricampeão, mas nunca vi um time doisvirgulaoitentaecincoptacampeão!!!  Para resolvermos essa situação basta arredondarmos “n” para o maior número inteiro acima, ou seja, n = 3. Ao fazermos isso, teremos, a princípio, 8 x 3 = 24 vitórias para a equipe X, entretanto, basta ajustarmos tirando alguma vitória de um dos intervalos, como foi feito na primeira sequência de vitórias no desenho a seguir:
Resposta: letra B.

Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

9 comments:

Mari disse...

Obrigada, Professor! Aprendi para não errar mais!

Anônimo disse...

Eminente prof., o Sr. poderia comentar as demais questões de raciocínio lógico do cargo de técnico judiciário?

Obrigado.

Adson Bindá.

Anônimo disse...

O mínimo não seria 2 então?

Anônimo disse...

Professor, o senhor obteve 7 títulos de outras equipes ( Y, Z e W ), mas na operação o senhor dividiu por 8. Por que?

A questão pede o menor intervalo de sequência de vitórias em 30 torneios. Por que a resposta não é 2, que é o resto da divisão inteira do 23/7.

Pedro R. Silva disse...

Divide-se por 8 porque são 8 intervalos. Se você olhar para sua mão, verá 5 dedos e 4 vãos (intervalos) e 3 dedos intermediários (indicador,médio e nelar) + 1 = 4 vãos.

Natureza disse...

Desenvolvi a questão do mesmo jeito, mas não consigo entender porque a resposta não é 2... pois esse é o mínimo de vitórias consecutivas...não é?

tcfreitas disse...

O SEGUINTE: a banca quer saber qual o maximo de vezes que o time X foi campeão seguida... porém deve ser uma afirmativa.. assim se em 30 torneios o time X venceu 23, não significa necessáriamente que os outros times venceram os primeiros 7 campeonatos e o time X venceu seguidos 23 campeonatos. Deve se "espalhar" os titulos dos outros times a fim de atrapalhar ao maximo a sequencia de vitórias do X, assim fazendo uma simples tabela 5x6="30" podemos distribuir, chegando ao resultado que pode se afirmar com certeza que ao menos três titulos seguidos o tome X teve, ou seja, "pelo menos" uma vez foi tricampeão, não quer dizer que não tenha sido Tetra, Penta, ou vencido 23 seguidos, só que isso não se pode afirmar... certo?

Willian will_sakua@yahoo.com.br disse...

Me corrijam se eu estiver errado, porém eu fiz o seguinte 23 vitorias do X, dividido por 7 vitorias y,z,w, igual a 3,28 , como 0,28 < 0,5, e não se pode ser campeão com virgula, arrendondei para menos (3), resposta certa letra b 3.

JRibeiro disse...



n = 23

23 / 7 (sete interrupções) = 3 anos de consecutivos (maior sequencia) e resto 2 (ou seja 2 anos de resto (menor sequencia))