Você já apareceu por aqui?

Dia 03 de junho - Questão 154

Olá, meu povo!

No dia 28 de abril, resolvemos uma questão de Estruturas Lógicas da Esaf que, além da análise propriamente dita, tivemos que montar a ordem (do menor para o maior) dos elementos.

A ideia é a mesma, porém a banca mudou! E isso é bom, pois acabamos entendendo o conceito e ele servirá para diversas provas, para diversas bancas!

A questão foi retirada da prova de advogado da da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), realizada em 2009 pela Fundação Universa.

Ao registrar os preços de cinco produtos A, B, C, D e E, um consultor de mercado fez as seguintes anotações:
I O preço do produto A é inferior ao do produto C e superior ao do B.
II O preço do produto A é superior ao do D, e o preço do produto D é superior ao do B, se, e somente se, o preço de B é menor do que o preço do C.
III Os preços dos produtos E e D são diferentes, se, e somente se, o preço de B é igual ao do A.
Supondo que todas as anotações desse consultor sejam afirmativas verdadeiras, conclui-se corretamente que o preço do produto:
a) B é inferior ao do D, inferior ao do E e igual ao do C.
b) A é superior ao do E, inferior ao do C e igual ao do B.
c) D é superior ao do C, inferior ao do A e igual ao do E.
d) E é superior ao do B, inferior ao do C e igual ao de D.
e) B é superior ao do C, inferior ao do D e inferior ao do A.

Utilizando os seguintes símbolos ‘>’ (superior), ‘<’ (inferior, ou menor), ‘≠’ (diferente) e ‘=’ (igual), vamos simplificar nossas proposições:
I A < C ^ A > B
II (A > D ^ D > B) <-> B < C
III E ≠ D <-> B = A

Parece ou não parece com a questão da Esaf???

Bom, comecemos que proposição I, já que ela traz o conectivo E. Para que uma proposição com conectivo E seja verdadeira, as proposições simples devem ser verdadeiras. Assim, B < A < C (do menor para o maior). A ordem ficará:
Indo agora para a proposição II, já podemos concluir que B < C é V (na proposição I). Então, (A > D ^ D > B) <-> B < C. Na bicondicional, para ser verdadeira a proposição, tendo uma parte verdadeira, a outra parte também deverá ser verdadeira! Como a 1ª parte utiliza o conectivo E, teremos que A > D = V e D > B = V. Daí, na nossa figura, D estará entre A e B.
Por último, a proposição III. Olhando para a nossa figura, podemos ver que B = A é falsa, correto? Logo, a 1ª parte da bicondicional também deve ser falsa. Conclusão: E = D. Agora, finalizamos nossa figura:
Analisando cada alternativa e comparando com a figura acima, somente a alternativa D está verdadeira!

Resposta correta: letra D.

Faltam 211 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: