Você já apareceu por aqui?

Dia 11 de junho - Questão 162

Olá, meu povo!

Último dia de questões lógicas, pelo menos por enquanto!

Questão com moedas são comuns em bancas como Cesgranrio e Fundação Carlos Chagas. Sempre vem assim: a questão fala em quais moedas você poderá trabalhar. Depois, informa um valor e pede para você encontrar a quantidade de maneiras de chegar a este valor com as moedas.

Eu tirei essa questão da prova de Técnico de Informática, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), realizada em 2007 pela Fundação Cesgranrio.

No sistema monetário brasileiro, há moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos de real, além da moeda de 1 real. De quantas formas diferentes podemos juntar 40 centavos de real com apenas 4 moedas?
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

Como a questão pede para juntar 40 centavos com apenas 4 moedas, só conseguiremos utilizar as moedas de 5, 10 e 25 centavos (a de 1, eu precisaria de pelo menos 5 e a de 50 é maior do que o valor da questão, ok?)

A 1ª combinação que vem logo à mente (pelo menos na minha...) são 4 moedas de 10 centavos. Já temos 1 forma.

Agora, começando da maior para a menor, só posso utilizar no máximo 1 de 25 centavos. Faltam 15 centavos e 3 moedas a preencher. Ficou fácil, são 3 moedas de 5 centavos. Encontramos a 2ª forma.

E é só! Não existe outra maneira de formar 40 centavos com 4 moedas (vale a pena o exercício de buscar outras possibilidades!).

Total de formas diferentes: 2

Resposta correta: letra B.

Faltam 203 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: