Você já apareceu por aqui?

Dia 07 de junho - Questão 158

Olá, meu povo!

Vamos começar bem a semana! Mais uma questãozinha lógica, por sinal bem tranqüila, mas que dará mais uma ideia de como a banca organizadora trabalha. E essa é uma outra meta do blog: que todos vocês conheçam o estilo de várias bancas que atualmente trabalham com concurso público e, especialmente, com RL.

A questão foi retirada da prova de Auxiliar Institucional (Administrativo) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, realizada em 2009 pela Fundação Universa.

O número de uma conta bancária é formado por seis algarismos, sendo que um deles é zero. Sabe-se que os algarismos que ocupam as casas das unidades, do milhar e da centena de milhar são iguais e diferentes de zero. A soma do algarismo da casa das dezenas com o da casa das centenas é 17, sendo que o algarismo que ocupa a casa das dezenas é uma unidade maior que o algarismo que ocupa a casa das centenas. Se a soma de todos os algarismos que compõem essa conta é 23, o algarismo que ocupa a casa das unidades é igual a:
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.

Fiz um desenho para facilitar a visualização das informações contidas na questão. Ficou assim:
Vamos para as conclusões:
1) como um dos algarismos é zero, o único que não tem informação (sabemos que todos os outros são diferentes de zero, ok?) é a dezena de milhar. Portanto, DM = 0;
2) a soma da centena com a dezena tem que dar 17. Os únicos números que somados poderão dar 17 são 8 e 9. Como o maior é o da casa das dezenas, então D = 9 e C = 8;

3) a soma total é 23. Tirando os valores da dezena (9) e da centena (8), sobra apenas 6. Como ‘as casas das unidades, do milhar e da centena de milhar são iguais’, cada algarismo vale 2.

Arrumando, temos:
Algarismo das unidades = 2

Resposta correta: letra B.

Faltam 207 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: