Você já apareceu por aqui?

Dia 08 de junho - Questão 159

Olá, meu povo!

Questões de Associação Lógica também são consideradas questões lógicas, tendo em vista não necessitar de qualquer conceito de RL, apenas a ‘vontade’ de pensar.

Fui buscar na minha ‘biblioteca’, uma questão antiga, porém ‘deliciosa’ de se resolver.

A questão apareceu na prova de Técnico Administrativo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizada em 2004 pela Esaf.

Fátima, Beatriz, Gina, Sílvia e Carla são atrizes de teatro infantil, e vão participar de uma peça em que representarão, não necessariamente nesta ordem, os papéis de Fada, Bruxa, Rainha, Princesa e Governanta. Como todas são atrizes versáteis, o diretor da peça realizou um sorteio para determinar a qual delas caberia cada papel. Antes de anunciar o resultado, o diretor reuniu-as e pediu que cada uma desse seu palpite sobre qual havia sido o resultado do sorteio.
Disse Fátima: “Acho que eu sou a Governanta, Beatriz é a Fada, Sílvia é a Bruxa e Carla é a Princesa”.
Disse Beatriz: “Acho que Fátima é a Princesa ou a Bruxa”.
Disse Gina: “Acho que Silvia é a Governanta ou a Rainha”.
Disse Sílvia: “Acho que eu sou a Princesa”.
Disse Carla: “Acho que a Bruxa sou eu ou Beatriz”.
Neste ponto, o diretor falou: “Todos os palpites estão completamente errados; nenhuma de vocês acertou sequer um dos resultados do sorteio”! Um estudante de Lógica, que a tudo assistia, concluiu então, corretamente, que os papéis sorteados para Fátima, Beatriz, Gina e Sílvia foram, respectivamente,
a) rainha, bruxa, princesa, fada.
b) rainha, princesa, governanta, fada.
c) fada, bruxa, governanta, princesa.
d) rainha, princesa, bruxa, fada.
e) fada, bruxa, rainha, princesa.

Se entenderam a questão, verão que devemos colocar ‘N’ em todos os palpites das atrizes! Vamos começar:
Fátima: “Acho que eu sou a Governanta, Beatriz é a Fada, Sílvia é a Bruxa e Carla é a Princesa”.
Disse Beatriz: “Acho que Fátima é a Princesa ou a Bruxa”.
Disse Gina: “Acho que Silvia é a Governanta ou a Rainha”.
Disse Sílvia: “Acho que eu sou a Princesa”. (conseguimos deduzir que Sílvia tem que ser a Fada e que Fátima tem que ser a Rainha!)
Disse Carla: “Acho que a Bruxa sou eu ou Beatriz” (com a última dica, ‘matamos’ o resto!).
 
Assim:
Fátima é a Rainha, Beatriz é a Princesa, Gina é a Bruxa e Sílvia é a Fada.

Resposta correta: letra D.

Faltam 206 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

2 comments:

Hellen disse...

Professor, acabei de assistir à aula de associação lógica e vim correndo fazer essa questão que o senhor comentou. É igualzinha a da aula, só mudam as características.
Muito obrigada pelas aulas e por todas as dicas.
Hellen.

Caetano disse...

No exercício completo 001 em PDF o gabarito está errado, lá tem 6.A e a resposta é a D.