Olá, meu povo!
Na Questão do Domingo’, vou comentar umas das questões mais enjoadas que já vi de Raciocínio Lógico. É uma questão antiga, realizada pela Esaf em 1996, para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Nacional (hoje, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil).
É uma questão de ‘Verdades e Mentiras’, mas que dá um trabalho razoável (pra ser bem camarada!) para resolver. Imagino como ficaram os concurseiros, no momento da prova, olhando para a questão.
Sabe-se que, na equipe do X Futebol Clube (XFC), há um atacante que sempre mente, um zagueiro que sempre fala a verdade e um meio-campista que às vezes fala a verdade e às vezes mente. Na saída do estádio, dirigindo-se a um torcedor que não sabia o resultado do jogo que terminara, um deles declarou: “Foi empate” o segundo disse “Não foi empate” e o terceiro falou “Nós perdemos”. O torcedor reconheceu somente o meio-campista, mas pode deduzir o resultado do jogo com certeza. A declaração do meio-campista e o resultado do jogo foram, respectivamente,
a) “Foi empate” / o XFC venceu.
b) “Não foi empate” / empate.
c) “Nós perdemos” / o XFC perdeu.
d) “Não foi empate” / o XFC perdeu.
e) “Foi empate” / empate.
O comentário da questão está no link abaixo:
Faltam 341 questões!
Beijo no papai e na mamãe,
PH
3 comments:
Cara, que questão macabra...
Já assisti o vídeo diversas vezes e confesso que ainda assim continua difícil tentar resolver...rsrs
só fazendo a tabela mesmo (e olhe lá rsrsrs)
"O torcedor reconheceu somente o meio-campista" - como essa frase influencia na resolução? Não consegui entender.
Postar um comentário