Você já apareceu por aqui?

Dia 11 de janeiro - Questão 11

Olá, meu povo!

A questão de hoje acaba de sair do forno: foi realizada ontem, pela Cesgranrio, na prova do IBGE, nível superior. Alguns colegas acharam que caberia recurso, porém encontrei o gabarito que a banca divulgou. Vamos ver se vocês concordam comigo.

Um fabricante de leite estabelece a seguinte promoção: 3 caixas vazias do leite podem ser trocadas por uma caixa cheia desse mesmo produto. Cada caixa contém 1 litro. Comprando-se 11 caixas desse leite, a quantidade máxima, em litros, que pode ser consumida é:
(A) 13
(B) 14
(C) 15
(D) 16
(E) 17

Bem, já temos 11 litros, correto?

Agora, após bebermos todos os 11 litros (isso não é gente, é um bezerro...), ficamos com 11 caixas vazias.

Dessas 11, conseguimos trocar 9 por 3 caixas cheias (de acordo com o que a questão determina), sobrando 2 caixas vazias.


Com as novas 3 caixas de leite, já temos 14 litros (11 anteriores + 3 dessa troca).

Mais leite pro ‘bezerrinho’! Agora, temos 5 caixas vazias, sendo 2 que sobraram da 1ª troca, e 3 da troca em si. Daí, trocamos mais 3 caixas vazias e sobraram 2.



Das 3 caixas vazias, recebemos mais 1 litro de leite. Já temos 15!

Esse ‘novo’ litro de leite gerou 1 caixa vazia, que, juntando com as 2 que já tínhamos, formaram mais 1 troca, e mais 1 litro de leite!

Total: 16 litros de leite.

Resposta: letra D.

Faltam 354 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

2 comments:

Luli-RS disse...

professor resolvi de maneira diferente
-tenho 11 litros
tomei 3 litros fiquei com 8 mais 1 que ganhei na troca
-tenho 9 litros
tomei 3 litros fiquei com 6 mais um que ganhei na troca
.
.
.
fiz esse procedimento até chegar nos últimos 3 litros (2 que eu tinha mais um que troquei
-tenho 3 litros tomei os 3 litros e ganhei mais 1 litro totalizando 16 litros.

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Luli!

Seu raciocínio está correto! Você só buscou um outro caminho, mas o que vale é acertar a questão, ok?