Você já apareceu por aqui?

Dia 19 de janeiro - Questão 19

-->Olá, meu povo!

Ainda estou ‘incomunicável’! Ainda estou no hospital e ainda vou recorrer à graaaande ‘biblioteca’! 

Então, recorri a uma questãozinha bem legal da prova do ICMS São Paulo, elaborada pela FCC em 2009. Vamos botar o ‘cucuruto’ para pensar! 

Um torneio de futebol passará a ser disputado anualmente por seis equipes. O troféu será de posse transitória, isto é, o campeão de um ano fica com o troféu até a próxima edição do torneio, quando o passa para o novo campeão. Uma equipe só ficará definitivamente com o troféu quando vencer quatro edições consecutivas do torneio ou sete edições no total, o que acontecer primeiro. Quando isso ocorrer, um novo troféu será confeccionado. Os números mínimo e máximo de edições que deverão ocorrer até que uma equipe fique com a posse definitiva do troféu valem, respectivamente, 
(A) 4 e 7 
(B) 4 e 37 
(C) 4 e 43 
(D) 6 e 36 
(E) 6 e 42 

Bom, resumindo: 

São 6 equipes. Para ficar com o troféu em definitivo precisa ‘quatro edições consecutivas do torneio ou sete edições no total’. Ele quer saber os ‘números mínimo e máximo de edições que deverão ocorrer até que uma equipe fique com a posse definitiva do troféu’ 

O número mínimo é bem tranqüilo. Se uma equipe ganhar 4 vezes consecutivas, leva a taça! Mínimo = 4. 

Agora, o número máximo nos faz lembrar do ‘Princípio da Casa dos Pombos’ (se, nesse momento vocês coçaram a cabeça e não é piolho, dêem uma olhada no meu artigo no EuVouPassar, que explico melhor)

Vocês agora já sabem que eu chamo esse princípio de ‘Princípio do Azarado’. Vamos saber o porquê. 

Todos os 6 times em um azar danado. O time A ganhou o campeonato 3 vezes seguidas. Quando ia ganhar a 4ª taça, o time B vai e ganha! Ô time A azarado! 

E não é que aconteceu a mesma coisa com o time B! Ganhou 3 vezes e, na 4ª, perdeu para o time C. E isso aconteceu com os 6 times. Todos eles venceram 3 vezes consecutivas e depois perderam. Já foram 18 edições (3 títulos x 6 equipes). 

Agora, vem o pior: aconteceu tudo de novo! O time A ganhou 3 títulos consecutivos. Quando ia conquistar o 4º seguido (ou o 7º não consecutivo), perdeu para o B. E o B, depois de 3 títulos, perdeu para o C. E assim por diante. 

Foram mais 18 edições. 

Mas, agora danou-se! Todo mundo tem 6 títulos. O PRÓXIMO VENCEDOR, não importa quem seja, completa o 7º título não consecutivo e ‘abocanha’ a taça!

Então: 
Máximo = 18 (3 títulos x 6 equipes, 1ª vez) + (3 títulos x 6 equipes, 2ª vez) + 1 (próximo vencedor) = 37 

Resposta: letra B. 

Faltam 346 questões!  

Beijo no papai e na mamãe, 

PH  

0 comments: