Você já apareceu por aqui?

Dia 09 de janeiro - questão 09

Olá, meu povo!

Hoje, a nação brasileira comemora um feito magnífico, algo que ficará para a posteridade como um dia único, ímpar, singular. Para quem ainda se lembra das aulas de História do Brasil e pensou no ‘Dia do Fico’, está redondamente enganado. Hoje, é meu aniversário! 37 aninhos com corpinho de 36!!!

É, mas mesmo no dia do meu aniversário, a meta continua: 1 questão por dia!

Então, hoje vou me homenagear. A questão que vou comentar sempre aparece na minha 1ª aula presencial, por ser uma questão simplezinha, bem curtinha, mas que faz o povo todo levantar as sobrancelhas.

Uma mãe é 21 anos mais velha que o filho. Daqui a seis anos o filho terá uma idade 5 vezes menor que a da mãe. Pergunta: Onde está o pai?

Bem, muita gente me pergunta o que é que o pai tem a ver com essa história. Só tem, meu povo, só tem!

Chamemos a mãe de M e o filho de F. Traduzindo a questão, temos:
Uma mãe é 21 anos mais velha que o filho => M = 21 + F
Daqui a seis anos o filho terá uma idade 5 vezes menor que a da mãe => M + 6 = 5 . (F + 6)

Substituindo a 1ª equação na 2ª:
(21 + F) + 6 = 5 . (F + 6)
F + 27 = 5F + 30
4F = - 3
F = -3/4

Ih, PH, aí você pirou! Não pode ter idade negativa!

Calma, meu povo! Vamos adiante! A idade está em anos. Vamos transformar em meses:

F = -3/4 . 12 = -36/4 = - 9 meses

O que isso quer dizer? Quer dizer que faltam 9 meses para o filho nascer. Quer dizer que este ‘menino serelepe’ está sendo ‘concebido’ neste exato momento...

Sim, mas onde está o pai? Aí, eu deixo na imaginação de cada um de vocês...

Faltam 356 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

2 comments:

Luli-RS disse...

PARABÉNS TEACHER!!!!

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Obrigado, Luli!

Continuaremos firmes e fortes, eu e o blog!