Olá, meu povo!
Hoje, vou 'mudar um pouquinho o disco'. As últimas questões comentadas aqui no blog ficaram entre provas da Esaf e provas da Cesgranrio.
Pois, a questão de hoje é do Cespe, mais precisamente da prova de Técnico Judiciário (Área Administrativa) do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela fala sobre o que pode ser considerada uma proposição. Vamos lá!
Nas sentenças abaixo, apenas A e D são proposições.
A: 12 é menor que 6.
B: Para qual time você torce?
C: x + 3 > 10.
D: Existe vida após a morte.
O meu grande mestre e amigo Sérgio Carvalho, que tive o prazer de conhecer (graças ao EuVouPassar), sempre cita o seguinte:
“Denomina-se proposição a toda sentença, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual possa atribuir, dentro de um certo contexto, somente um dos dois valores lógicos possíveis: verdadeiro ou falso”.
E ele, mais uma vez, está corretíssimo!!!
Então, tendo como base o conceito de proposição, vamos analisar cada caso:
A: 12 é menor que 6.
É uma proposição com valor lógico F. Mesmo já tendo o valor lógico dela conhecido, não deixa de ser proposição, ok?
B: Para qual time você torce?
Exemplo de uma SENTENÇA INTERROGATIVA. Sempre que perguntarem se uma sentença interrogativa é uma proposição, diga: ‘Negotoff, não é uma proposição!’
C: x + 3 > 1o.
Sentenças abertas (como a letra C) são aquelas sentenças em que apresentam uma variável (no caso, ‘x’) e que não podemos responder se é verdadeira ou falsa. Porém, sabemos que NÃO é uma proposição!
D: Existe vida após a morte.
É uma proposição. Como ninguém voltou de lá para contar como é lá, vamos interpretá-la como valor lógico F. Mas, que é uma proposição, é!
Item correto.
Faltam 350 questões!
Beijo no papai e na mamãe,
PH
0 comments:
Postar um comentário