Você já apareceu por aqui?

Dia 22 de janeiro - Questão 22

Olá, meu povo!

Sumi de novo, né? É, o problema de saúde que estava acontecendo comigo voltou! Mas, tá tudo bem, estamos nos recuperando.

Enquanto isso, vamos comentando questões ‘bonitinhas’.

A questão de hoje vem da prova de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, realizada pela Esaf em 209. Alguns colegas já tinham me pedido, mas vou ficar devendo os nomes. De qualquer maneira, vale o comentário!

Para acessar a sua conta nos caixas eletrônicos de determinado banco, um correntista deve utilizar sua senha constituída por três letras, não necessariamente distintas, em determinada sequência, sendo que as letras usadas são as letras do alfabeto, com exceção do W, totalizando 25 letras. Essas 25 letras são então distribuídas aleatoriamente, três vezes, na tela do terminal, por cinco teclas, em grupos de cinco letras por tecla, e, assim, para digitar sua senha, o correntista deve acionar, a cada vez, a tecla que contém a respectiva letra de sua senha. Deseja-se saber qual o valor mais próximo da probabilidade de ele apertar aleatoriamente em sequência três das cinco teclas à disposição e acertar ao acaso as teclas da senha?
a) 0,001.
b) 0,0001.
c) 0,000125.
d) 0,005.
e) 0,008.

Bom, a questão parece ser mais complicada do que realmente é. Olha só, as 25 letras estão distribuídas em 5 teclas, cada tecla com 5 letras. Então, o que ele deve escolher é A TECLA CERTA, ou seja, a tecla que tem a letra da senha.

Então, deveremos escolher, dentre as 5 teclas da tela, qual que tem a letra da senha.

P (acertar a tecla) = 1 (tecla que preciso acertar) / 5 (quantidade total de teclas) = 1/5

Como são 3 letras, teremos:

P = 1/5 . 1/5 . 1/5 = 1/125 = 0,008

Resposta: letra E.

Faltam 343 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

1 comments:

Anônimo disse...

Professor, tenho acompanhado o seu blog e aprendido bastante com as questões. Nesse momento do meu aprendizado, meu estudo nesse área está todo dedicado à resolução das questões que você propõe.
Obrigada por disponibilizar esse recurso! ;)

Quanto a essa questão, fui longe... Nunca pensei que fosse tão fácil resolvê-la!