Você já apareceu por aqui?

Dia 30 de setembro - Questão 273

Olá, meu povo!


O colega Irinaldo nos pediu um comentário de uma questão que aborda Lógica de Argumentação. Diferente de muitas questões já comentadas, essa iremos trabalhar, ao invés de Diagramas Lógicos, com proposições compostas como premissas.


A questão apareceu na prova de Conhecimentos Básicos para todos os cargos de Nível Superior do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/BA), realizada em 2008 pelo Cespe.


Se as proposições 'Se um artesão recebe o prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato, então ele fica feliz' e 'Se um artesão recebe o prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato, então ele produz mais' forem avaliadas como V, a proposição 'Se um artesão fica feliz, então ele produz mais' também será avaliada como V.

Temos as seguintes proposições:
A = um artesão recebe o prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato
FF = um artesão fica feliz
P = um artesão produz mais

As premissas serão:
P1 = Se um artesão recebe o prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato, então ele fica feliz
= A -> FF
P2 = Se um artesão recebe o prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato, então ele produz mais = A -> P


A conclusão:
C = Se um artesão fica feliz, então ele produz mais
= FF -> P


Aqui, a saída é utilizarmos a Tabela-Verdade, seguindo os seguintes passos:
1. montem a tabela-verdade: serão 8 linhas, pois temos 3 proposições
2. encontre os valores lógicos das 3 premissas.
3. encontre os valores lógicos da conclusão.
4. elimine as linhas da tabela-verdade, cujas premissas que não sejam ‘V’. O nosso objetivo, quando trabalhamos com Lógica de Argumentação é analisarmos a conclusão com base em PREMISSAS VERDADEIRAS! Por isso, nossa análise será feita apenas nas linhas em que as 3 premissas forem verdadeiras.
5. após eliminar as linhas, verifique o valor lógico da conclusão. Se TODAS as conclusões forem verdadeiras, o argumento é VÁLIDO. Se PELO MENOS UMA não for verdadeira, o argumento é INVÁLIDO.


No nosso caso, a linha 6 tem premissas V, porém conclusão F. Portanto, “Se um artesão fica feliz, então ele produz mais” pode ser avaliado como F.

Item errado.

Faltam 92 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH




1 comments:

Unknown disse...

Professor,
Antes de ver a sua explicação eu tentei resolver essa questão sem o uso da tabela verdade, usando apenas interpretação de texto e acertei. Meu raciocínio foi:O texto não diz que o fato dele produzir mais é motivo para ele ficar feliz e sim o fato dele receber o prêmio, logo, não dá para concluir necessariamente que o fato de ele estar feliz é condicionante único para produzir mais, correto?
Ou foi sorte? Ou algumas dá para resolver dessa maneira mesmo? Gostaria de sanar essa dúvida para evitar erros em futuras questões desse tipo, obrigada desde já.
Luciana