Você já apareceu por aqui?

Dia 13 de setembro - Questão 256

Olá, meu povo!

Ultimamente, uma das bancas que mais estão realizando provas de Raciocínio Lógico é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela não tinha realizado muitas provas, porém, esse ano, vários concursos cobraram RL e, por esse motivo, ganhou um espaço na nossa ‘Banca da Semana’.

Para ‘esquentarmos os motores’, vamos começar com uma questão tranqüila, falando de Associação Lógica. Aliás, vocês já notaram que, não importand a banca, esse assunto é cobrado intensamente? Então, vamos garantir esse pontinho na procva, não é mesmo?

A questão foi aplicada na prova de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2007.

Três amigas encontram-se em uma festa. O vestido de uma delas é azul, o de outra é preto e o da outra é branco. Elas calçam sapatos dessas mesmas cores, mas somente Ana está com vestido e sapatos da mesma cor. Nem o vestido nem o sapato de Júlia são brancos, e Márcia está com os sapatos azuis.
Desse modo:
(A) o vestido de Júlia é azul e o de Ana é preto.
(B) o vestido de Júlia é branco e seus sapatos são pretos.
(C) os sapatos de Júlia são pretos e o vestido de Márcia é branco.
(D) o vestido de Márcia é preto e os sapatos de Ana são brancos.
(E) o vestido de Ana é azul e os sapatos de Júlia são brancos.

A informação inicial está no final do texto, ou seja, ‘nem o vestido nem o sapato de Júlia são brancos, e Márcia está com os sapatos azuis’.
Já conseguimos concluir que o sapato de Júlia será preto e o de Ana, branco. Como ‘Ana está com vestido e sapatos da mesma cor’, o vestido de Ana será branco. A partir dessa conclusão, veremos que o vestido de Júlia será azul, e o de Márcia, preto. Ficou assim:
Olhando para as alternativas, a única opção verdadeira é ‘o vestido de Márcia é preto e os sapatos de Ana são brancos’.

Resposta correta: letra D.

Faltam 109 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: