Você já apareceu por aqui?

Dia 23 de setembro - Questão 266

Olá, meu povo!

O colega Gladson nos mandou uma questão para trabalharmos com Teoria dos Conjuntos. Como são vários itens falando do mesmo assunto (e no blog só comentamos 1 questão por dia), escolhi a mais legalzinha para comentarmos.

Ela foi usada na prova de Técnico Judiciário (Especialidade Informática) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/5), realizada em 2008 pelo Cespe.

No curso de línguas Esperanto, os 180 alunos estudam inglês, espanhol ou grego. Sabe-se que 60 alunos estudam espanhol e que 40 estudam somente inglês e espanhol. Com base nessa situação, julgue o item que se segue.
Se 40 alunos estudam somente grego, então mais de 90 alunos estudam somente inglês.

Não conseguiremos preencher, com as informações passadas pela questão e pelo item a ser respondido, todos os valores dos conjuntos. Atribuindo letras para o restante, fica assim:
Substituindo (1) na (2), temos:
(A + C + E) + B + D = 100
20 + B + D = 100
B + D = 80

Notem que a questão fala que ‘mais de 90 alunos estudam somente inglês’. Isso é o valor de B, correto? Se B + D = 80, como pode B ser maior que 90? Impossível!

Item errado.

Faltam 99 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

1 comments:

Anônimo disse...

"Notem que a questão fala que ‘mais de 90 alunos estudam somente inglês’. Isso é o valor de "D", ... NÃO B como você colocou.

Abraços amigo, me ajudou a entender a questão!